Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Banco Central implementa novas medidas para maior segurança no Pix

Estrutural On-line

O Banco Central anunciou novas funcionalidades no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, ampliando a proteção contra fraudes e erros em transações. A ferramenta agora pode ser utilizada para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e erros no envio de valores, como quando o pagador insere uma chave errada por engano.

Com essa atualização, os usuários podem acompanhar o status e o andamento dos pedidos de devolução diretamente pelo sistema, proporcionando maior transparência ao processo.

De acordo com o Banco Central, a medida visa agilizar as solicitações de devolução e aumentar as chances de bloqueio dos valores transferidos indevidamente, garantindo que os recursos sejam recuperados para a vítima antes que possam ser movimentados pelo fraudador.

Novos comprovantes

Outra novidade entrou em vigor na última terça-feira (1º/4): os comprovantes de agendamento de um Pix passaram a exibir a expressão "Agendamento Pix" acompanhada de um ícone de calendário com um relógio. Já os comprovantes de pagamentos efetivados contarão com um ícone de check, diferenciando claramente os status das transações.

Essa alteração se tornou obrigatória para todas as instituições financeiras que oferecem o Pix e tem como objetivo dificultar golpes relacionados a falsos comprovantes de pagamento. "A medida facilita para o recebedor identificar se uma transação foi realmente concluída, contribuindo para um ambiente financeiro mais seguro", destacou o Banco Central.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.