![]() |
Imagem de No Way por Pixabay |
As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, nesta sexta-feira (21), a morte de Osama Tabash, líder da inteligência militar do Hamas no sul da Faixa de Gaza. Ele foi atingido em um bombardeio realizado no dia anterior, cujo local exato não foi divulgado.
Segundo comunicado oficial, Tabash era uma figura central na estrutura militar do Hamas, atuando na coordenação da inteligência para as Brigadas Al-Qassam, braço armado do grupo. Além disso, ele era responsável pelo monitoramento e definição de alvos para operações do Hamas na região.
As IDF afirmam que Tabash teve participação direta em diversos ataques contra Israel, incluindo um bombardeio em 2005 contra o assentamento de Gush Katif, que resultou na morte de Oded Sharon, então coordenador do serviço de segurança israelense (Shin Bet). Nos últimos anos, ele também teria trabalhado no fortalecimento da infraestrutura militar do Hamas.
As autoridades israelenses também apontam que Tabash esteve envolvido no planejamento e coordenação do ataque de 7 de outubro de 2023, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e 251 sequestradas após combatentes do Hamas invadirem o território israelense.
O conflito entre Israel e Hamas se intensificou nos últimos dias. Na madrugada de terça-feira (18), Israel rompeu o cessar-fogo com uma série de bombardeios, resultando na morte de pelo menos 591 pessoas e mais de mil feridos, segundo dados do governo do Hamas na Faixa de Gaza.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.