Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Veja os 3 cursos do setor industrial com maior taxa de empregabilidade

Os cursos técnicos aproximam os alunos do setor industrial, que tem grande demanda por profissionais qualificados


Imagem de Victoria por Pixabay

Os cursos técnicos têm como característica a proximidade com o mercado de trabalho, fazendo com que os alunos estejam presentes em diversas áreas, entre elas o ramo industrial. Isso é possível graças ao conhecimento prático que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades que são demandadas no dia a dia da profissão.

|Segundo dados de agosto de 2024 da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o setor industrial é responsável por 25,5% do PIB brasileiro e responde por 33% dos impostos federais. A área também é responsável por empregar mais de 11 milhões de trabalhadores nos mais diversos setores da indústria.

De acordo com a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024, a taxa de formados em cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que estão empregados aumentou para 85,6%.

O Metrópoles selecionou os três cursos com maior chance de empregabilidade, segundo a pesquisa. Confira a seguir.

Telecomunicação: 98%

O curso tem 1,2 mil horas e é voltado para formar profissionais qualificados na instalação e reparação de redes e equipamentos de telefonia, exercendo as funções sob supervisão técnica e prestando suporte técnico nos equipamentos e programas.

Celulose e papel: 97,5%

O setor é liderado por operadores de máquinas de fabricar papel e papelão; preparadores de pasta para fabricação de papel; supervisores da fabricação de celulose e papel. O profissional aprende desde a engenharia de processos até gestão ambiental, controlando as plantas industriais para obter celulose, fabricando papel e em outras atividades relacionadas à produção.

Refrigeração e climatização: 95,3%

Existe uma alta demanda no mercado de trabalho por profissionais nessa área, principalmente de empresas e indústrias. Ele é responsável por projetar, instalar e realizar manutenção em sistemas de refrigeração e climatização.

Por Giovana Alves - |Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.