Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Raio atinge guarda-sol e deixa 2 jovens feridos no litoral norte de SP

Caso aconteceu na Praia das Cigarras, em São Sebastião, litoral norte de SP. Vítimas foram socorridas em estado grave a uma UPA da região


Reprodução

Dois homens foram atingidos neste sábado (14/12) por uma descarga elétrica enquanto estavam sob um guarda-sol na Praia das Cigarras, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

De acordo com informações da Defesa Civil, as vítimas foram socorridas em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região. Os nomes dos rapazes ainda não foram revelados.

Em nota, a Prefeitura de São Sebastião informou na tarde deste sábado que os jovens estão conscientes, porém agitados, e permanecem em atendimento na UPA central. A Defesa Civil segue monitorando o município em razão das chuvas.

Nessa sexta-feira (13/12), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um alerta para temporais em todo o estado paulista neste sábado e no domingo (15/12), com previsão para queda de raio e rajadas de vento. A chuva forte acontece devido a passagem de uma frente fria que provoca linhas de instabilidade na atmosfera.

O maior volume de chuva se concentra nas regiões de Campinas, Sorocaba, Franca, Barretos e Ribeirão Preto, onde o acumulado nesses dois dias pode ser muito alto.

Temporais também acontecem na capital, região metropolitana de São Paulo, litoral norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.

Nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília, Bauru, Araraquara e Baixada Santista, Vale do Ribeira e Itapeva, os modelos meteorológicos indicam um volume de chuva um pouco menor que as demais regiões, o que não impede a passagem de temporais.

Cuidados durante temporais

Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição que eles apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.

Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. É recomendado procurar abrigo em uma edificação e não transitar nestes momentos. A organização reforça que uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.

Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações, a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.

Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

Por Bruna Sales - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.

Senac-DF leva ao Festival da Cachaça oficinas e palestras pa...

Adolescente é apreendido por ato infracional análogo ao crim...

Caesb abre licitação para obras de saneamento no Setor Santa...

PCDF apreende 19 mil litros de combustível em galpão clandes...

Geleira colapsa e destrói vila alpina na Suíça; um morador e...

Zoológico de Brasília é fechado temporariamente por suspeita...

Guiana é o único país autossuficiente em alimentos, revela p...

Faculdade Senac abre inscrições para o Vestibular do 2º seme...

Senac -DF realiza Workshop em Brasília para debater prevençã...

Guarda civil de folga é baleada ao tentar impedir assalto na...