A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) completa 10 anos de existência com grandes conquistas e chegando a outros estados brasileiro.
![]() |
Foto: ASCOM / Roosevelt Vilela |
Em uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) presidida pelo deputado distrital, Roosevelt Vilela (PL), em comemoração aos 10 anos de existência da ABBP, jornalistas foram homenageados com moção de louvor pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal.
Logo no início de seu discurso, Roosevelt lembrou que reconhecer os portais de notícias é reconhecer a democracia, reconhecer a importância do acesso a informação.
"Sem uma imprensa livre, sem uma imprensa democrática. É um nozinho nessa teia que se esse nó desata, se esse nó se rompe. Com certeza vai desatar outros nós nessa teia da sociedade, nesse modelo que a gente espera de democracia", disse Roosevelt
O presidente da ABBP, José Fernando Vilela ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito sobre o profissionalismo, expansão da entidade e combate a desinformação.
“A ABBP, desde que surgiu, tem pautado suas ações para profissionalizar cada vez mais o nosso segmento, em especial os nossos portais associados. Expandimos a nossa atuação para fora do DF e agora temos a missão de seguir lutando para que outros veículos de comunicação compreendam a importância de exercer a sua atividade jornalística com responsabilidade e comprometimento com a verdade”, disse Vilela.
Origem da ABBP
Idealizada pelo jornalista Toni Duarte, que convidou o então professor de jornalismo, Francisco de Paula Lima Júnior, carinhosamente chamado de professor Chico (in memoriam), para que o ajudasse com a missão de reunir profissionais da imprensa e comunicadores para criar a ABBP. Os dois conseguiram reunir cerca de 20 profissionais da imprensa brasiliense que aceitaram o desafio de fundar a instituição.
Atualmente, a Associação Brasileira de Portais de Notícias está presente no Maranhão, Paraíba, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e outros estados. A entidade tem atuado ao longo de sua trajetória para fortalecer o trabalho desempenhado pelos portais de notícias associados e assegurar que exerçam suas atividades pautadas pelos princípios fundamentais e éticos do jornalismo. (Informações sobre a origem da ABBP foram retiradas do Portal Expressão Brasiliense / Jornalista: José Ferando Vilela)
Por Francisco Gelielçon
#EstruturalOnLine
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.