Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Divulgado primeiro boletim com dados sobre anomalias congênitas no Distrito Federal

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Por meio da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), a Secretaria de Saúde (SES-DF) publicou o primeiro Boletim Epidemiológico de Anomalias Congênitas, que trata de alterações ocorridas durante a gestação e que podem afetar diversos sistemas do corpo. A publicação busca quantificar e descrever as anomalias congênitas em dois momentos distintos: nascimento e óbito. Com dados de 2010 a 2022, o documento visa sensibilizar profissionais de saúde e gestores para o fortalecimento da vigilância epidemiológica das anomalias no Distrito Federal.

No DF, teste do pezinho é capaz de identificar até 62 patologias | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

As anomalias congênitas são causadas por uma variedade de fatores genéticos, infecciosos, nutricionais e ambientais, podendo ser detectadas antes, durante ou depois do nascimento. As anomalias mais comuns no DF são as cardiopatias congênitas (alterações na estrutura ou função do coração) e os defeitos de membros (ausência de um membro e desenvolvimento incompleto, entre outros).

A técnica da Gerência de Informação e Análise de Situação em Saúde (Giass) e uma das responsáveis pela elaboração do boletim, Giselle Hentzy, destaca a importância da assistência pré-natal para o acompanhamento e início do tratamento: “O diagnóstico precoce das anomalias congênitas é fundamental para a redução da mortalidade infantil”.

Para o tratamento das anomalias, é fundamental o programa de triagem neonatal, mais conhecido como teste do pezinho. De acordo com Juliane Malta, diretora de Vigilância Epidemiológica (Divep) da SES-DF, além de permitir o diagnóstico e tratamento precoce de várias doenças, incluindo algumas anomalias congênitas, o teste contribui para a utilização eficiente dos recursos diagnósticos nos serviços de saúde. O DF é a única unidade da Federação que disponibiliza o teste do pezinho ampliado, capaz de identificar até 62 patologias.

Com informações da Secretaria de Saúde

Da Agência Brasília

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.

Governo de Minas realiza ouvidoria móvel na Penitenciária Ne...

Senac planeja nova unidade em Planaltina e realiza audiência...

Sem orçamento, MEC compra apenas livros de Português e Matem...

TCU aponta que INSS pagou mais de R$ 4 bilhões a beneficiári...

Neta de Lula faz vídeo polêmico sobre Pix e história dos EUA...

Criança de 3 anos sofre queimaduras graves após incêndio dom...

Ivo Holanda é internado em São Paulo aos 90 anos com infecçã...

Saúde de Bruce Willis se agrava: ator enfrenta dificuldades ...

Ibaneis promete novo asfalto para toda a W3 Norte até 2026

A vice-governadora, Celina Leão emite nota de pesar pela tra...