Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Jovem tem colapso do pulmão por uso de vape: “Não vou passar dos 40”

Karlee Ozkurt começou a usar vape quando tinha apenas 15 anos e fumou até os 20. Ela teve de passar por uma cirurgia de emergência


Reprodução/Youtube

Uma jovem de 22 anos sofreu um colapso permanente dos pulmões por conta do uso de vape. Karlee Ozkurt começou a fumar aos 15 anos e seguiu com o hábito até os 20 anos. Nesse período, se tornou dependente do cigarro eletrônico.

Vape desde os 15

Karlee ganhou seu primeiro cigarro eletrônico de amigas no colégio e, rapidamente, se tornou dependente. “Achava que usar cigarro eletrônico era coisa de gente divertida. Não percebi que era estúpido até que fosse tarde demais”, disse ela, em entrevista ao Daily Mail.

“Os danos que causei ao meu pulmão parecem ser irreparáveis. Posso morrer aos 40 ou 50 anos e tudo por causa de um hábito que minhas colegas me incentivavam a ter”, lamentou.

A primeira vez que os pulmões dela colapsaram foi em 2021, dois anos após começar a fumar. Ela ficou três meses sem fumar após o susto inicial, mas depois retomou o hábito. No final de 2022, teve outro diagnóstico de colapso pulmonar, o que a obrigou a fazer uma cirurgia de emergência.

O que é um colapso pulmonar?

O colapso pulmonar, ou atelectasia, ocorre quando o tecido do pulmão perde volume e se contrai. Ele pode ser assintomático ou gerar dores fortes, como ocorreu no segundo diagnóstico de Karlee. A condição também provoca uma intensa dificuldade de respirar.

Pessoas com este quadro têm mais facilidade de desenvolver pneumonia e tosse crônica e, se não tratadas, podem desenvolver um enfisema pulmonar ou uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

O alerta de Karlee

Após o segundo colapso pulmonar, Karlee conseguiu parar de fumar de forma definitiva. Ela ainda usa diariamente comprimidos para lidar com a dependência em nicotina e faz fisioterapia para recuperar a capacidade respiratória.

“Aconselho as pessoas a não começarem a fumar este tipo de dispositivo e, se estão fumando, que parem imediatamente enquanto ainda é tempo”, conclui.

Por Bruno Bucis - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.