Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

EXCLUSIVO | Candidatos ao Conselho Comunitário da Estrutural realizam debate

O evento, inédito, foi transmitido de forma online



Na noite desta quinta-feira, 11/05, os candidatos à presidência do Conselho Comunitário da Estrutural (CCE), se reuniram para um debate eleitoral. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Administração Regional da Estrutural, foi transmitido pelo canal oficial do site de notícias Estrutural Online no YouTube. Contou com a participação do administrador, Alceu Prestes  e durou pouco mais de uma hora. O evento é um fato inédito na cidade.

Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

Durante o debate, as chapas discutiram temas importantes para a comunidade e fizeram considerações sobre seus planos de governo. Três chapas concorrem à presidência: Chapa 1 – Elicacio de Jesus; Chapa 3, Keila Costa e Chapa 4, Evanildo Macedo.

O debate, mediado por Francisco Gelielçon, presidente do portal  Estrutural Online, foi dividido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos tiveram quatro minutos, cada, para apresentar sua chapa e expor suas propostas de trabalho. 

A chapa 1 iniciou o debate com o empresário Elicacio de Jesus: “A minha chapa é uma das mais completas. Temos pessoas que estão em órgãos públicos, mas que também estão trabalhando para a nossa cidade. Tem pessoas que são desbravadores que querem porque querem fazer o melhor para a nossa cidade. A nossa campanha tem feito, realmente, um diferencial. Eu agradeço a todos que vieram compor a nossa chapa, vieram compor o nosso projeto, eu agradeço a todos que irão trabalhar nesse projeto”.

Em seguida, a mestre de capoeira Keila Costa, da chapa 3, apresentou-se agradecendo pela oportunidade: “Quero agradecer pela oportunidade de estar aqui. Faço um trabalho social há mais de 30 anos. O conselho comunitário é uma oportunidade, eu acredito, para que a comunidade possa ter voz e é por isso que estou participando. Venho de família da periferia e acredito que todos somos capazes, basta querer e ter determinação. A minha chapa é toda composta por pessoas da comunidade. Eu fiz uma pós-graduação com um tema sobre governabilidade e sustentabilidade social com foco na Estrutural. Isso significa que o meu olhar sempre foi para a comunidade”.

E fechando o bloco, se apresentou o ex-administrador da Estrutural Evanildo Macedo: “É uma satisfação  poder ter essa oportunidade de participar desse debate. Já participamos de inúmeros em defesa da cidade, e hoje representando essa eleição através  do Conselho Comunitário.” 

No segundo bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas um ao outro com temas livres. A primeira a responder foi a candidata Keila quando questionada sobre a principal meta como candidata ao Conselho e principal proposta para a comunidade da cidade Estrutural: "A minha principal proposta é levar as demandas que a comunidade tem. Quais são essas demandas? As demandas são aquelas como: Por que as pessoas até hoje não tem escritura? Se aqui tinha local adequado, muitas pessoas entregaram as certidões, e não foi realizado? Por que ainda está no pé de índice de vulnerabilidade social, nenhuma política pública para mudar isso. Com tanto desemprego, jovem aprendiz que não consegue estar estabilizado?  Se depois da Covid-19 foi constatado através de uma análise que  a grande comunidade está com a saúde mental abalada, porque não temos projetos sociais para mudar isso? Se a comunidade é prioridade, porque ninguém prioriza? Nós estamos com locais públicos com água, luz, lugares que possam ser rativos com projetos que possam ajudar a comunidade, os idosos estão largados sem nenhum tipo de atividade. Eu estando conselheira vou brigar pela comunidade, dentro das normativas necessárias.” 

Na oportunidade, o candidato Elicacio falou que sua principal proposta para a comunidade será a profissionalização. "A minha principal proposta é profissionalizar. Além do social, também temos que profissionalizar as pessoas. Nós temos órgãos aqui que representam muito bem o social, mas o profissionalizar deixa a desejar. os espaços estão ociosos, os espaços são pequenos e muita das vezes, não temos onde usar essa estrutura para profissionalizar os nossos jovens que muitas das vezes não têm aceitação no mercado de trabalho. Vou investir pesado para me profissionalizar .”

Em sua vez, o candidato Evanildo Macedo falou sobre emendas parlamentares. "Hoje, representando a Secretaria da Mulher, nós temos como compromisso a construção da Casa da Mulher Brasileira na cidade Estrutural e tenho certeza, que com o modelo de gestão que vamos implantar dentro do Conselho Comunitário, dando voz e dando vez aos representantes da nossa cidade que são os  líderes comunitários, nós teremos mais força para adquirir e trazer os recursos e executá-los."

No terceiro bloco, os candidatos responderam perguntas enviadas por moradores, comerciantes e estudantes da cidade e perguntas feitas por jornalistas. Os temas foram: educação, saúde, segurança, geração de emprego, habitação, serviço, cultura, esporte, serviços prestados à Estrutural. 

Um dos temas enviados pelos moradores foi sobre o trabalho de proteção às crianças e aos adolescentes da cidade. “Espectadores e moradores da cidade Estrutural, embora já foi-se citado que estou servidor público, é muito importante que nós enquanto candidatos, moradores, líderes comunitários nos unificamos uma defesa. Nós somos tidos, isso é comprovado em pesquisa, você pode ver a anuidade na Codeplan, em que diz que nós somos a região mais vulnerável, com menor PIB, menor IDH, maior número de adolescentes tendo filhos, o maior número de jovens em evasão escolar.  Infelizmente não temos uma escola de ensino médio, apenas EJA. E essa pergunta é muito bem para o momento em que trata de pessoas que se propõem a representar a cidade voluntariamente através de uma instituição que tem um papel social  de discutir e encaminhar as necessidades. Então temos que defender a criação de creches públicas na cidade”, respondeu Macedo. 

Sobre o esporte na cidade, o candidato Elicacio agradeceu pela pergunta de um morador. “É uma das áreas que eu mais atuo aqui na cidade. Sou conhecido como patrocinador do esporte. Eu como presidente do conselho vou em busca de emendas. A minha principal proposta, além de cuidar de nossas  crianças na base, é fazer o maior torneio, o maior investimento no esporte que a cidade já teve. Imagine 72 horas ininterruptas de futebol na nossa cidade? Isso vai gerar crescimento no comércio, vai gerar emprego, vai gerar renda. Vamos valorizar os nossos jovens, nossos atletas, nossos profissionais. Com tudo isso, a gente vai investir pesado com emendas, e parlamentares, nós temos para ir em busca de emendas.”

A candidata Keila falou sobre a regularização de moradias na cidade Estrutural considerando que será um desafio para o Conselho: Se um morador está aqui há 10, 20, 30 anos, até por direito de usucapião, ele deverá estar regularizado.”

Por fim, no quarto bloco, os candidatos fizeram as suas considerações finais.

Veja o debate na íntegra:
 

Em breve o vídeo editado estará no site

Da eleição

A eleição do Conselho Comunitário acontecerá no dia 21 de Maio.


Reprodução autorizada somente com os créditos do jornalista, site e o link da matéria.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.