Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Secretaria de Saúde do DF investiga a morte de duas crianças com sintomas gripais


Duas crianças morreram no pronto-socorro infantil do Hospital Regional Leste, do Paranoá - DF, na segunda-feira (10/04). De acordo com os profissionais da área, as crianças morreram com sintomas gripais.

Segundo informações de funcionários que trabalham no hospital, no dia seguinte, duas crianças foram atendidas em estado grave e foi necessário entuba-las. Outras cinco crianças apresentavam os mesmos sintomas mas sem a necessidade de serem entubadas.

Devido o aumento dos casos gripais, o Governo do Distrito Federal (GDF) abriu 20 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e mais 23 de enfermaria pediátrica ao longo de março.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, este ano, até o início de março, 61,8% dos casos graves por vírus respiratórios foram registrados em crianças com menos de 2 anos de idade. 

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que investiga os casos e aguarda laudos para confirmar as causas das mortes das criança.

“A direção do Hospital da Região Leste (HRL) informa que ainda não há como confirmar que os óbitos registrados estão relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR), uma vez que o resultado de testes pós mortem ainda não foram concluídos. A confirmação da infecção pelo vírus demora porque o painel viral é mais complexo que um teste rápido pra Covid, por exemplo”, respondeu a pasta.

A secretaria de saúde respondeu que lançou o Plano de Contingência para o Enfrentamento da Sazonalidade na Pediatria do DF.

“Inclusive há transporte de pacientes do Hmib para UBSs, o que facilita o atendimento de casos leves que não deveriam estar nos hospitais. Além do Hmib, outras unidades também já contam com a rota rápida, como: HRC, HRT, HRG e HRBz”, completou a pasta.

Por Francisco Gelielcon
#EstruturalOnLine

Reprodução autorizada somente com os créditos do jornalista, site e o link da matéria.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.