Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Vídeo: criança brinca no gelo após forte chuva de granizo no DF

Chuva de granizo no Sol Nascente surpreendeu moradores da região, que aproveitaram para registrar o fenômeno no último domingo (20/11)



Após uma intensa chuva de granizo na tarde de domingo (20/11), moradores do Sol Nascente registraram uma cena inusitada no Distrito Federal. Em uma casa na região administrativa, a parte externa ficou coberta por gelo após o temporal, e o volume de gelo fez a área parecer coberta por “neve”.

O pequeno Arthur Larcerda Araújo, 5 anos, aproveitou para realizar o sonho de brincar em um local assim. Em vídeo, a criança aparece deitada no chão, enquanto faz um “anjo de neve”. Nesse momento, vizinhos comentam: “Dá até para parecer que está em Nova York”.

Assista:


Apesar da diversão do filho, a mãe de Arthur, Geane Lacerda, 39, contou ao Metrópoles que sofreu muitos prejuízos após a tempestade de granizo. A intensidade fez o gelo quebrar telhas, calhas e janelas da casa da família.

“A chuva começou fraca, por volta das 17h. Depois, houve uma ventania como nunca vi igual. Quando acabou, começou a chuva de granizo, que durou uns 10 minutos sem parar e muito forte. Foi bonito só depois, mas a verdade é que ficamos com muito medo de quebrar tudo aqui em casa”, relata a enfermeira.

Mesmo que o fenômeno tenha aspecto semelhante ao provocado pelos flocos de gelo, o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirma que a ocorrência se trata de queda de granizo.

O especialista comenta as diferenças entre os dois: “O granizo se forma quando a temperatura abaixo de 0°C congela as gotículas de água. A nuvem fica muito pesada, e a chuva cai em forma de pedras de gelo. No caso da neve, o fenômeno é associado ao tempo extremamente frio. Ela se forma por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. A recém-caída é muito branca e em flocos, que, com o passar das horas, viram um aglomerado de gelo no solo”.

Previsão de tempestade

O Inmet emitiu alerta amarelo, de perigo potencial, devido às chuvas previstas para cair nesta terça-feira (22/11). O volume das precipitações deve variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou chegar a 50 milímetros por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

A temperatura mínima desta terça-feira (22/11) é de 17°C, e a máxima, de 27°C. A umidade relativa do ar varia de 45% a 90%.

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda delas, além de ocorrências de descargas elétricas;
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Por Milena Carvalho - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.