![]() |
Foto: Felipe Menezes/Metrópoles |
A Secretaria de Saúde divulgou, no último sábado (2/7), o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos (Monkeypox) no Distrito Federal. O paciente, com histórico de viagem para a Europa, é um homem com idade entre 30 e 39 anos e não teve a identidade revelada.
Segundo informações da secretaria, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar, acompanhado por equipes de vigilância epidemiológica.
No Brasil, foram registrados pelo menos 21 casos da doença, até o momento.
Varíola
A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos. É transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.
Segundo a Secretaria de Saúde, o contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pela pessoa infectada.
Ainda não existe um tratamento específico para a doença, mas no geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, linfoma, metástase, leucemia, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.