![]() |
Crédito: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles |
O Instituto Paraná Pesquisas, divulgou nesta segunda-feira (13), um levantamento que aponta o governador Ibaneis Rocha (MDB) como líder nas intenções de voto dos eleitores brasilienses, na disputa eleitoral pelo Palácio do Buriti. Percentual já supera 40%.
Na pesquisa espontânea, onde o nome do candidato não é citado, Ibaneis Rocha (MDB) conta com 17,3% das intenções de voto. José Roberto Arruda (PL) aparece em segundo lugar com 2,1%. e o senador (José Antônio) Reguffe (Podemos), vem em terceiro com 0,6% empatado com Leandro Grass (PV).
A ex-ministra Flávia Arruda (PL) aparece com 0,5% empatados com Izalci Lucas (PSDB) e Leila do Vôlei (PDT). O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem 0,4% das intenções, seguidos de Rafael Parente (PSB) com apenas 0,2% e Keka Bagno (Psol) 0,1%. Outros nomes foram citados por 0,5% dos entrevistados.
O número dos que não souberam ou não responderam chega a 68,2%. Os que responderam ninguém, branco ou nulo é de 8,4%.
Na pesquisa estimulada, onde há uma lista de prováveis nomes, caso Flávia Arruda (PL) estivesse na disputa pelo GDF, Ibaneis Rocha (MDB) ficou com 40% das intenções de voto contra 22,1% de Flávia.
Nessa disputa, o nome da senadora Leila do Vôlei apareceu em terceiro lugar, com 11,6%, na frente de Grass que tem 3,4%, seguido de Parente com seus 2,3% e Bagno com 0,7%.
Nesse cenário, 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 12,9% votariam branco, nulo ou não optaram por nenhum candidato.
Sem Flávia Arruda e com Reguffe na corrida, o percentual do governador Ibaneis Rocha fica ainda maior com 41,1% da preferência dos entrevistados contra 16% de Reguffe.
Nesse caso Leila sobe para 12,5% das intenções contra os mesmos 3,4% de Grass, 2,5% de Parente e 0,7% de Bagno.
Ainda nesse cenário, 7.9% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 15,6% disseram que votariam branco, nulo ou não votariam em nenhum dos candidatos da lista.
A pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores do Distrito Federal, de forma presencial, entre os dias 6 e 10 de junho.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
De acordo com a Resolução-TSE nº 23600/2019, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo DF-09171/2022.
Da redação Estrutural On-line
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.