Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Gustavo Mendanha defende criação de Agência Metropolitana para o entorno do DF; leia e saiba mais

(Crédito) Mendanha fotografado por Hamilton do portal DF Mobilidade

Em entrevista cedida ao portal Estrutural On-line, na manhã desta terça-feira (24), o pré-candidato ao governo de Goiás, Gustavo Mendanha (sem partido), reafirmou que, caso  eleito, criará a Agência Metropolitana do Entorno de Brasília. O compromisso foi firmado durante o 3º Encontro Regional de Partidos que ocorreu na Cidade Ocidental (a 198 quilômetros de Goiânia), na manhã do último sábado (21). 

Segundo Mendanha, a agência terá um fundo de desenvolvimento para a região. De cunho executivo, a entidade contará com um Conselho para propor ações conjuntas e soluções em diversas áreas para amenizar as problemáticas da população: “Com o orçamento e com o Conselho, a gente vai ver o que é prioridade e, a partir desse Conselho, os recursos serem destinados para melhorar a vida das pessoas”, destacou. 

Questionado sobre os problemas na mobilidade urbana, Gustavo relembrou, em entrevista ao portal Estrutural Online, que quando era presidente da (CDTC) Câmara Deliberativa de Transporte Coletivos, defendeu a dotação de um fundo destinado à melhoria do transporte público. 

“Não adianta a gente falar para que o cidadão deixe de utilizar o seu carro, a sua moto (enfim!), se você não oferecer um transporte de qualidade. O transporte em massa, acho que  facilita a vida de todos, melhora a mobilidade e nós vamos trabalhar nesse sentido”, garantiu.

E galgando um projeto ainda maior, o Patriota mencionou uma possível parceria com o Governo do Distrito Federal para a ampliação dos VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos). “Quem sabe né, em parceria com o Distrito Federal a gente poder ampliar essa questão do VLT, ou até de linhas férreas, para que a gente possa facilitar esse transporte em massa, de pessoas que todos dias saem pela manhã e chegam tarde, têm que ficar horas e horas dentro do transporte público sofrendo, perdendo, não só tempo, mas perdendo vida. E tempo é qualidade de vida!,” prospectou Gustavo.

Agências metropolitanas

As agências servem de solução para administrar os problemas enfrentados pela população das regiões metropolitanas, ou seja, do entorno. 

Suas principais atribuições são arrecadar receitas próprias ou transferidas e fiscalizar a execução das leis que dispõem sobre as regiões metropolitanas, além de estabelecer metas, planos e projetos de interesse comum aos municípios da região.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.