Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Carga viral de Covid no esgoto do DF atinge 2ª maior alta no mês

Objetivo do levantamento é identificar tendências e ajudar governos em decisões de enfrentamento à pandemia de Covid-19



A carga viral de coronavírus nos esgotos do Distrito Federal atingiram a segunda maior alta desde o início do monitoramento neste mês. A concentração do vírus é medida pelo projeto Rede Monitoramento COVID Esgotos desde março de 2021.

Em Brasília, o projeto acompanha oito estações de tratamento de esgotos, que atendem a cerca de 80% da população do Distrito Federal. Na terceira semana de janeiro, foram encontrados 2,549 trilhões de cópias de coronavírus por dia para cada 10 mil habitantes.

Esta carga é mais de quatro vezes superior à registrada na primeira semana epidemiológica deste ano: 608 bilhões de cópias.

Outra capitais

O projeto também registrou aumento de carga do novo coronavírus em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Recife. O acompanhamento no Rio de Janeiro foi interrompido, mas deve ser retomado.

“O aumento nas cargas virais foi acompanhado pela elevação do número de casos de COVID-19 na maioria das regiões monitoradas nas cinco capitais. Com isso, as medidas de prevenção e controle para a redução da disseminação do vírus causador da pandemia devem ser mantidas em todas as cidades monitoradas”, afirmou comunicado do projeto.

O objetivo do levantamento é auxiliar o governo na tomada de decisões sobre a pandemia, identificando tendências e alterações nas regiões monitoradas. O mapeamento também pode apontar áreas com maior incidência da doença e ser usado como ferramenta para antecipar surtos.

Por Celimar de Meneses - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.