Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Caiado lança AlfaMais Goiás e Reformar+

Evento de apresentação ocorre a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação. Foco da iniciativa é alfabetização na idade adequada. Governo de Goiás também destinará R$ 150 mil para mais de cem prefeituras em todo Estado. Recursos deverão ser utilizados na melhoria da infraestrutura de estabelecimentos de ensino municipais



O governador Ronaldo Caiado lança, nesta terça-feira (14/12), o Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada, o AlfaMais Goiás. A cerimônia será realizada no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), às 9h, e contará com a presença da secretária Fátima Gavioli, prefeitos de mais de 200 cidades, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Federação Goiana de Municípios (FGM), da Associação Goiana de Municípios (AGM), e da Associação Bem Comum, que fornece consultoria.

Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Seduc, o programa AlfaMais Goiás foi criado pela lei estadual nº 21.071, sancionada em 9 de agosto de 2021. O objetivo é reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino.

Mais de 200 prefeituras já assinaram o pacto pela alfabetização por meio do site alfamais.educacao.go.gov.br. O AlfaMais Goiás começará a ser desenvolvido a partir do início do ano letivo de 2022 e a expectativa é de impactar um universo de 200 mil estudantes e 8 mil profissionais da educação nos 246 municípios goianos.

Na ocasião, será lançado ainda o projeto Reformar+, que destinará R$ 150 mil para mais de cem prefeituras em todo o Estado. Os recursos deverão ser utilizados na melhoria da infraestrutura de estabelecimentos de ensino municipais.

A ação é regulamentada pela Lei do Fundo Estadual de Educação Infantil (Lei nº19.895) e representa um avanço no regime de colaboração entre Estado e Municípios. A intenção é que, com a cessão dos recursos, os municípios consigam atender as metas previstas no Plano Estadual de Educação.

Após o lançamento, as prefeituras poderão solicitar adesão ao projeto por meio de ofício endereçado à Secretaria de Estado da Educação; elas estarão sujeitas à disponibilidade orçamentária e à análise do Fundo Estadual de Educação Infantil.

Serviço

Assunto: Governador Ronaldo Caiado lança programa AlfaMais Goiás e projeto Reformar+

Quando: Terça-feira (14/12), às 9h

Onde: Auditório da Seduc - 5ª Avenida, quadra 71, nº 212, Setor Leste Vila Nova, Goiânia (GO)

Acompanhe:


Fonte:  Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.