Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Passaporte da vacina causa briga na Câmara de Porto Alegre; veja os vídeos

Houve troca de socos e empurrões entre presentes. Ninguém foi preso. Imagens mostram manifestante contrário ao comprovante da vacina contra a Covid exibindo cartaz com reprodução da suástica nazista; vídeos no final da matéria


Manifestantes e vereador Cláudio Janta em confusão na Câmara de Porto Alegre — Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Foi suspensa, na tarde desta quarta-feira (20), a sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, que discutia o veto da prefeitura à exigência do comprovante vacinal contra a Covid-19 na cidade. O motivo foi uma confusão entre manifestantes contrários ao passaporte vacinal e alguns vereadores. Veja vídeo abaixo.

Em nota, a Câmara Municipal repudiou os atos de violência e de intimidação contra os vereadores. Leia o comunicado abaixo.

O presidente da sessão, Idenir Cecchim (MDB), chegou a pedir o encaminhamento de um manifestante à delegacia. No entanto, não houve prisões. Uma das pessoas exibia um cartaz com a reprodução de uma suástica nazista. O objeto foi recolhido por parlamentares.

"Prisão não houve, mas vamos fazer um BO [boletim de ocorrência], daqueles que portavam cartazes de suástica", confirmou ao g1.
A Guarda Municipal foi acionada para retirar os manifestantes do local. Conforme o comandante da corporação, Marcelo Nascimento, o policiamento foi reforçado.

A sessão foi retomada, com as galerias vazias, por volta de 15h45. Os vereadores mantiveram o veto ao passaporte vacinal, já que eram necessários 19 votos para derrubar e houve 18 votos favoráveis, 14 contrários e duas abstenções. Ainda assim, uma norma estadual exige a apresentação do documento.

Confusão

A discussão começou quando o vereador Cláudio Janta (Solidariedade) discursava em favor da vacina. O parlamentar pediu que a Mesa Diretora fizesse ser cumprido o distanciamento social e o limite de ocupação nas galerias.

Nas imagens da TV Câmara, é possível ver o vereador Roberto Robaina (PSOL) se dirigindo ao público. Os vídeos mostram uma confusão entre os presentes, com trocas de socos e empurrões. Vídeo abaixo.

"Tentaram me agredir, agrediram um assessor meu", disse Robaina ao g1.

Fotografias da assessoria do Legislativo mostram uma confusão entre Janta e dois homens presentes nas galerias. O vereador relatou ao g1 que foi agredido.

Em meio à confusão, o vereador Pedro Ruas (PSOL) se dirigiu ao microfone, afirmando que os manifestantes estavam agredindo vereadores. Já Alexandre Bobadra (PSL) disse que um vereador teria agredido um manifestante, sem identificar quem.

Passaporte vacinal

O projeto discutido em plenário tratava do veto do prefeito Sebastião Melo (MDB) à exigência de passaporte vacinal em Porto Alegre. Na justificativa para a rejeição, o Executivo afirmou que o município teria "dificuldades formais e materiais" para fiscalizar o cumprimento da norma.

Apesar de não existir regra municipal sobre o tema, o documento é exigido no Rio Grande do Sul em eventos esportivos e festas desde segunda-feira (18).

Nota da Câmara Municipal:

"Em face dos acontecimentos ocorridos na tarde de hoje (20/10) nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, o presidente em exercício e a Mesa Diretora desta Casa repudiam com veemência qualquer tipo de manifestação política que utilize o expediente da violência. O plenário da Câmara Municipal é a expressão da democracia na capital dos gaúchos e suas decisões são soberanas. Este Legislativo rejeita qualquer forma de intimidação contra seus integrantes.

Em hipótese alguma esta Câmara aceitará apologia à suástica, símbolo do período mais obscuro da história moderna da humanidade. Aqueles que buscam impor suas vontades pela força ou pelo terror nunca terão guarida nesta Casa. Pelo contrário, tais indivíduos serão submetidos ao rigor da lei e responsabilizados por seus atos."

 

Por G1 RS

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.