Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Vacinação para pessoas com 37 anos começa com alta procura nesta 6ª

Em alguns pontos de imunização há filas desde as primeiras horas da manhã. Campanha para esse público vai até domingo (25/7)

Hugo Barreto/Metrópoles

Com alta procura, começou, nesta sexta-feira (23/7), a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 37 anos ou mais no Distrito Federal. O público-alvo aproveitou as primeiras horas da manhã para buscar os imunizantes. Em boa parte dos postos de imunização, há filas, como no Parque da Cidade, na Asa Sul, no Cruzeiro e Núcleo Bandeirante. Na UBS 4, do Lúcio Costa, a primeira pessoa a ser vacinada iniciou a fila às 3h.

Por volta das 8h30, a fila no posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade, contabilizava centenas de veículos com pessoas à espera da imunização.

A primeira dose do imunizante é da vacina AstraZeneca. No local, as vacinas são aplicadas a partir das 9h.

A servidora pública Maria Helena Gomes completou 37 anos nesta quarta-feira (21/7). Estou feliz demais. Cheguei para vacinar bem cedinho. A espera está custosa. Enfim, vou conseguir. Essas horinhas na fila não são nada perto do que vem pela frente. Pelo menos 50% (de imunização), já vou me sentir mais segura”, comemora.

O dentista Márcio Paulo Santos estava incomodado com o tempo de espera. “Eu não acho que deveriam ter mudado o procedimento de agendamento. Na minha família, vacinamos pai, mãe, pessoas de outros grupos prioritários. Todos por agendamento, e não tivemos grandes transtornos. Acredito que estava dando certo. Logo na minha vez, essa fila. Vamos contar que todos tenham paciência. Tem vacina para todo mundo”, afirma.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, no Lúcio Costa, uma fila imensa de pedestres se forma na porta do posto. A primeira pessoa a se vacinar chegou ao local por volta das 3 horas da manhã e foi imunizada às 8h, totalizando 5 horas de espera.

Pontos de vacinação

A campanha de vacinação para esse grupo ocorre até o próximo domingo (25/7). Estão reservadas mais de 100 mil doses para a imunização com a D1, e não é preciso fazer agendamento.

Confira a lista com os endereços dos locais e das Unidades Básicas de Saúde que farão a aplicação da vacina. É preciso estar atento para saber se o ponto de vacinação oferece a primeira ou a segunda dose, ou ambas as aplicações.

Com a ampliação do público-alvo, a expectativa é de que 300 mil pessoas estejam com a imunização completa até o fim deste mês. Na sexta, a vacinação ocorre das 8h às 17h. No sábado (25) e no domingo (26), o horário de atendimento será das 9h às 17h. Para quem for receber o imunizante, basta levar um documento de identidade que comprove a idade apta para tomar a vacina.

Por Nathália Cardim - Guilherme Goulart - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.