Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Jovem é internada com ‘doença da urina preta’ em Goiás

Vítima teria passado mal após comer sashimi de tilápia e salmão. Conheça os sintomas da doença


Uma jovem de 27 anos moradora de Goianésia-GO está internada em unidade de terapia intensiva (UTI) após ser diagnosticada com a síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”. Kelly Silva passou mal no dia 24 de junho. Um dia antes, ela havia jantado comida japonesa — mais precisamente sashimi de tilápia e salmão.

No dia seguinte à refeição, Kelly apresentou vômitos, endurecimento dos músculos e fortes dores no corpo. Ela procurou um hospital de Goianésia e logo foi transferida para o hospital Jardim América, em Goiânia, dada a gravidade do caso. Ela está na unidade desde o dia 26 de junho.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que Kelly apresenta dores no corpo, coloração azul em partes do corpo (cianose) e urina com coloração escura — daí o nome da doença. Em entrevista à TV Anhanguera, a família de Helly confirmou que a filha está sendo submetida a hemodiálises depois que os rins apresentaram uma sobrecarga e não estão funcionando corretamente. O caso dela requer cuidados específicos, e não há preisão de alta médica.

A família disse ainda que Kelly já havia comido várias outras vezes naquele restaurante, inclusive o mesmo prato, e que nunca houve problemas.

A SMS explicou que a ‘doença da urina preta’ é causada pela ingestão de peixe cru ou cozido que esteja contaminado por uma toxina. Caso alguma pessoa da região tenha sintomas como perda da força física, dor muscular, desmaios, rabdomiólise, febre e urina escura, procure uma unidade de saúde próxima, que deverá comunicar à Vigilância Epidemiológica.

Com informações do Jornal de Brasília

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.