Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

WhatsApp não irá impor restrições a quem não aceitar regras de dados

Novas práticas são questionadas por órgãos como a ANPD, o Cade e o MPF


O WhatsApp não irá impor mais restrições aos usuários que não aderirem às novas regras de coleta e tratamento de dados que estão em processo de adoção no Brasil e no restante do mundo. As novas práticas da plataforma são questionadas por órgãos como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério Público Federal (MPF).

A nova política foi anunciada no início do ano. Ela envolve o repasse ao Facebook, empresa controladora do WhatsApp, de dados das interações com contas comerciais. A nova política entrou em vigor no dia 15 de maio. Inicialmente, o WhatsApp divulgou restrições e limitações a quem não aceitasse a nova política.

Entre as restrições estavam a impossibilidade de acessar a lista de conversas e a suspensão do envio de mensagens e chamadas para o celular algumas semanas depois, caso o usuário não aceitasse a nova política.

Os órgãos ANPD, Cade e MPF apontaram problemas tanto para a proteção de dados dos usuários quanto para a concorrência do mercado de redes sociais e serviços de mensageria. Pesquisadores e entidades de direitos digitais também se manifestaram questionando a nova política.

Diante dos questionamentos, o WhtsApp se comprometeu a adiar a entrada em vigor das limitações por 90 dias. Agora, abandonou este prazo de três meses e abriu mão de impor tais obrigações.

Em nota à Agência Brasil, a empresa afirmou que, devido à discussão com autoridades regulatórias e especialistas em privacidade, a opção foi por não tornar as limitações obrigatórias.

“Ao invés disso, o WhatsApp continuará lembrando os usuários de tempos em tempos para que eles aceitem a atualização, incluindo quando as pessoas escolhem usar determinadas funcionalidades opcionais, como se comunicar no WhatsApp com uma empresa que esteja recebendo suporte do Facebook”, diz o comunicado da plataforma.

Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Edição: Fábio Massalli

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.

Senac-DF leva ao Festival da Cachaça oficinas e palestras pa...

Adolescente é apreendido por ato infracional análogo ao crim...

Caesb abre licitação para obras de saneamento no Setor Santa...

PCDF apreende 19 mil litros de combustível em galpão clandes...

Geleira colapsa e destrói vila alpina na Suíça; um morador e...

Zoológico de Brasília é fechado temporariamente por suspeita...

Guiana é o único país autossuficiente em alimentos, revela p...

Faculdade Senac abre inscrições para o Vestibular do 2º seme...

Senac -DF realiza Workshop em Brasília para debater prevençã...

Guarda civil de folga é baleada ao tentar impedir assalto na...