Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Rotary Club doa 2000 filtros para moradores da Cidade Estrutural

As doações acontecerão até quinta-feira, vinte de maio

Foto: Francisco Gelielçon

Na manhã deste sábado (15), o Rotary Club iniciou a doação de 2000 filtros aos moradores da Cidade Estrutural, mas os principais beneficiados são aquelas pessoas que moram no Setor Santa Luzia devido a localidade ter o maior número de cidadãos que não tem acesso a água tratada.

Desde 2007 uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e o Rotary Clube de Taguatinga estão na busca para levar melhores condições para a qualidade de vida dos moradores da Cidade Estrutural, principalmente aquelas famílias que viviam ou ainda vivem mantendo a renda familiar através de materiais recicláveis.

Em 2017, a equipe do Projeto: Pare, Pense e Descarte da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela Professora Vanessa Cruvinel, realizou um levantamento epidemiológico sobre as condições de saúde dos 1063 catadores e identificaram uma alta prevalência de doenças transmitidas pela água nesses trabalhadores.

Muitos destes catadores moram na Comunidade Santa Luzia e não consumiam água potável de qualidade, o que é prejudicial à saúde, principalmente às crianças que estavam constantemente doentes.

Com intuito de tentar melhorar a qualidade da água consumida pelos moradores da região, sete Rotarys contribuíram financeiramente para que essa ação ocorresse, sendo eles: Rotary Club de Taguatinga, 4 Clubs do Canadá e 2 dos Estados Unidos.
Foto: Francisco Gelielçon

O evento deste sábado contou com apoio de mais de 20 voluntários trabalhando diretamente na entrega dos filtros e várias entidades colaboraram viabilizando a doação. As instituições que apoiaram essa ação foram: Amigas da Solidariedade, Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB), unidade básica de saúde (UBS) 01 da Estrutural, Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural representando a Secretaria de Esporte e Lazer do GDF, Polícia Militar do DF, Caesb e a organização internacional wwosh.

Foto: Francisco Gelielçon

"A doação é um presente que a gente dá a si mesmo. Ver a felicidade das pessoas em receber os filtros e saber que estamos melhorando a qualidade da água consumida que será transformada na saúde de toda a família. Traz a satisfação do dever cumprido. Temos um lema de Helen Keller que usamos nas apresentações que fizemos no Canadá para arrecadar recursos para o projeto: Alone we can do so little; together we can do so much, onde traduzindo: sozinho você pode fazer pouco, mas juntos nós podemos fazer muito mais," disse Rogério de Assunção Cruvinel, Coordenador do projeto internacional (subsidio global).
Várias autoridades do Distrito Federal compareceram para prestigiar as doações que aconteceram no Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural, sendo elas: A atual governadora do Distrito Rotary nº 4530 – Vera Lucia Barrela Avila, Atual presidente do Rotary Clube de Taguatinga – Marcos Melo, deputada federal – Celina Leão, secretaria de esporte e lazer do distrito federal – Giselle Ferreira de Oliveira, comandante do 15° BPM – Major Arantes, administradora da RA XXV – Vânia Gurgel e o diretor do Centro Olímpico e Paralímpico – Flávio Sena. Também tiveram presentes: Thaís Dantas – presidente do conselho comunitário das entidades, Maicon Castro – diretor de comunicação do CONSEG, Zé Maria – presidente da zonal 9 do Partido Progressista e Joab – presidente da associação do moradores do Setor Santa Luzia.
Foto: Francisco Gelielçon

Foto: Francisco Gelielçon

Foto: Francisco Gelielçon


Por Francisco Gelielçon
#EstruturalOnLine

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.