Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Vacinação contra gripe começa hoje (12) no DF

Desta vez a imunização acontecerá por etapas e população precisa ficar atenta com os prazos para também se vacinar contra covid-19; mais de um milhão de pessoas deve ser vacinadas contra gripe na capital federal 


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começa a vacinar, nesta segunda-feira (12/4), a população contra a gripe, em especial contra as influenzas (H1N1), (H3N2) e influenza B. Ao todo, cerca de 1.117.656 pessoas deverão ser vacinados até o dia 9 de julho, quando encerra a etapa final da vacinação. A pasta segue o calendário da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que, neste ano, vai coincidir com a vacinação contra a covid-19.

Para se vacinar é preciso comparecer em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) portando cartão de vacina, caso não o documento, poderá ser emitido um cartão no local. “Como a campanha contra a influenza ocorrerá ao mesmo tempo da campanha contra a covid-19, no DF será adotada a estratégia de separar os públicos dessas vacinações em unidades básicas distintas e, para aquelas poucas cidades em que não houve a possibilidade da divisão, as estruturas para o recebimento dos pacientes será diferenciada e bem sinalizada, principalmente com o uso de tendas”, explica o coordenador da Atenção Primária da SES-DF, Fernando Erick.

As etapas vão acontecer na seguinte ordem: primeiro, ou seja, a partir de hoje, serão vacinados as crianças com idade entre 6 meses e 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda fase, será a vez dos professores de escolas públicas e privadas e idosos com 60 anos ou mais. E, na terceira fase, serão as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. (Ver abaixo lista completa)

A vacina contra a gripe é apenas uma dose, por isso, a SES-DF aconselha às pessoas que irão se imunizar contra a covid-19, caso tenha tomado a vacina da gripe antes, espere pelo prazo de 14 dias até se vacinar contra a covid-19.

“É importante que seja priorizada a administração da vacina de covid-19 caso a sua primeira ou segunda dose já esteja marcada para os próximos dias, devendo respeitar o intervalo de 14 dias para que assim possa tomar a vacina contra a influenza. É importante a população ficar atenta a todas as anotações em sua caderneta de vacina”, lembra a enfermeira da área técnica de imunização da SES-DF, Fernanda Ledes.

Vale destacar que as crianças menores de nove anos que nunca foram vacinados contra a gripe precisam receber duas doses da vacina, no intervalo de 30 dias.

A vacina contra a gripe é só contraindicada em casos de crianças menores de 6 meses e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores. 

Público-alvo da terceira fase:

Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento;
Forças armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; 
População privada de liberdade.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.