Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Mais ônibus nas linhas com maior demanda

Semob aumenta o número de viagens para evitar aglomeração


Com ajustes que estão sendo feitos pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, o transporte público coletivo opera com reforço de 73 viagens em 57 linhas de ônibus, em todas as regiões do Distrito Federal. As rotas com maior demanda de passageiros receberam reforço para evitar aglomerações nos veículos e nos terminais.

As alterações consistem em aumento de quantidade de viagens e mudança na tecnologia dos ônibus. Algumas linhas, que antes eram atendidas por veículos básicos, passaram a ser operadas por ônibus articulados, que oferecem mais espaço.

Ajuste à demanda

A medida faz parte das adequações que a Secretaria de Transporte e Mobilidade vem fazendo nas linhas de ônibus da capital. Nos primeiros dias da operação, a Semob identificou diversas linhas que apresentam baixa demanda, com indicativo de queda ainda maior no período de férias e recesso de fim de ano. Os ajustes estão sendo feitos para que os ônibus dessas rotas possam reforçar as linhas e horários mais procurados pelos usuários.

O planejamento operacional da Semob aponta que a procura por ônibus do transporte coletivo, no período de adequação das linhas, deve ficar abaixo dos 50% da quantidade que era transportada antes da pandemia da Covid-19. Atualmente, o sistema tem transportado apenas 55% dos usuários, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Semob calcula que a redução na demanda de passageiros será ainda maior no período de férias. Com isso, a média de ocupação dos ônibus durante a viagem tende a cair.

Monitoramento e vistorias

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, fez vistoria nas linhas de ônibus que passam no centro de Ceilândia, na manhã desta sexta-feira (11). Acompanhado de deputados distritais, entre eles o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, o secretário verificou as condições dos veículos e quais são as linhas mais demandadas no horário de pico naquela região. O secretário retornou utilizando o transporte publico para avaliar as condições do sistema.

A operação está sendo monitorada pelos técnicos da Semob, por meio de mapeamento das linhas e verificação da quantidade de acessos aos ônibus. Caso seja necessário, a equipe irá fazer novas modificações com objetivo de garantir a segurança dos passageiros.

Desde o início do isolamento social, em março deste ano, a Semob determinou a higienização dos ônibus com desinfetante de Hipoclorito de Sódio – Cloro Ativo antes das viagens e a lavagem de todos os veículos ao final da operação, quando retornam à garagem.

O uso de máscaras faciais no transporte coletivo é obrigatório e a Semob realiza campanhas informando sobre a importância do acessório como instrumento de proteção ao novo coronavírus, por meio de cartazes e divulgação nas redes sociais. Além disso, a pasta realizou a distribuição de máscaras nos terminais rodoviários.

Os auditores fiscais da Secretaria continuarão realizando vistorias nos veículos do sistema para garantir o cumprimento das normas que estabelecem as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus.

Com informações da Semob

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.