Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

A luta contra o racismo será pauta desta segunda-feira na CLDF


A luta contra o racismo, em suas diversas formas de violência, será debatida em audiência pública remota da Câmara Legislativa, nesta segunda-feira (23), a partir das 19h. Os interessados poderão acompanhar a discussão, ao vivo, na página da TV Web no Youtube. Perguntas e comentários deverão ser encaminhados por meio de chat.

A audiência foi proposta pela deputada Arlete Sampaio (PT), por ocasião da celebração do Dia da Consciência Negra, no último 20 de novembro. A data propõe uma série de reflexões sobre a história de lutas, resistência e valorização dos negros e negras, além de colocar luz sobre as desigualdades e violências contra a população negra.

“Um alto índice de ocorrências de injúria racial e racismo, com mais de 300 casos anuais, assusta a população negra do Distrito Federal e demostra que o racismo está longe de ser superado na capital do País”, aponta Arlete Sampaio. Por meio de seu perfil no Twitter, no Dia da Consciência Negra, a parlamentar escreveu: “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”, inspirada em fala da intelectual e ativista norte-americana Angela Davis, defendendo a necessidade de um posicionamento, na prática, contra o racismo.

Como forma de reforçar as reflexões sobre o assunto, Arlete apresentou, em 2019, um projeto de lei para decretar o Dia da Consciência Negra feriado local. A proposta, contudo, ainda precisa passar por duas comissões e ser votada pelo plenário da Casa.

Foram convidados para participar da audiência desta noite o presidente do Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros do DF e subsecretário de Direitos Humanos do DF, Diego Moreno de Assis e Santos; a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, Ieda Leal de Souza; Joseanes Lima dos Santos, da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno, e Nelson Fernando Inocêncio, professor do Departamento de Artes da Universidade de Brasília (UnB).

Denise Caputo - Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.

Governo de Minas digitaliza envio de recursos de infrações a...

Três indivíduos foram presos em flagrante por furtar 300 kg ...

Motorista por aplicativo é sequestrado e queimado vivo em Ma...

Jovem morre em colisão entre carro e caminhão na BR-070, no ...

Homem mata a própria mãe em Águas Lindas e confessa o crime ...

Motorista embriagado bate em carro, invade calçada e atinge ...

Tiroteio em igreja no Kentucky deixa feridos, incluindo poli...

Avião de pequeno porte cai em aeroporto de Londres e causa c...

Faculdade Senac Brasília abre inscrições para MBA em Intelig...

Senac-DF oferece cursos técnicos em Enfermagem com desconto ...