Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Praça da Estrutural é revitalizada por escoteiros e líderes comunitário

Foto Grupo de WhatsApp
Jovens e adultos do Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF realizam o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária neste sábado (28), em uma ação de revitalização da Praça Central da Cidade Estrutural.

Trata-se de uma das principais praças da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 45 mil moradores. A Cidade Estrutural nasceu a partir de uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal.
Foto Grupo de WhatsApp

Há cinco escolas no local, três das quais se encontram ao redor da praça onde será feita a revitalização. Além disso, também circundam a praça o Centro da Juventude e uma Igreja, além do restaurante comunitário, a 200 metros de distância.

A ação dos escoteiros abrange a recuperação da infraestrutura existente, como pintura da quadra poliesportiva, do parquinho e de bancos; o plantio de árvores e jardins; a construção de um parque de pneus; e a realização de ações sociais, dentre as quais uma oficina, jogos escoteiros educativos para jovens de 7 a 17 anos da comunidade e outras iniciativas. Toda a mobilização movimentará aproximadamente 250 escoteiros, além de alunos das escolas da Estrutural, guarda-mirim, líderes comunitários e moradores da região, beneficiando aproximadamente cinco mil pessoas.

O projeto tem o apoio e participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e da Administração Regional da Cidade Estrutural, além de empresas privadas que contribuem com a doação de materiais como tintas, pinceis e outros insumos.

Segundo Bruno Souza, Diretor Presidente do Grupo Escoteiro José de Anchieta, “realizamos ações como essa por dois motivos: contribuir para a comunidade e, principalmente, desenvolver nos nossos jovens o espírito de solidariedade e responsabilidade para com o próximo”.

Para os jovens escoteiros, participar do MutCom é uma oportunidade também de se divertir. Em 2018, a atividade foi realizada na Casa Batuíra, em Ceilândia, onde o grupo escoteiro recuperou a área verde da casa de apoio a jovens em situação de risco. “Eles saíram cansados, mas com um sorriso no rosto”, comentou Elizabeth Neves, responsável pelas crianças de 6,5 a 10 anos que ajudaram a plantar uma horta, preparar mesas de jogos de tabuleiros feitas a partir de pallets e pintar desde paredes até pneus e brinquedos.

Serviço:

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.

O Escotismo, como força educativa, se propõe a complementar a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de sua orientação religiosa, e de nenhum modo substituirá essas instituições.

O DF possui mais de 40 Unidades Escoteiras em praticamente todas as regiões administrativas, com quase 4 mil membros associados.

O Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF possui 250 membros e funciona no Parque da Cidade Sarah Kubitischek, Estacionamento 3, aos sábados, das 14h30min às 18h

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.