![]() |
Foto Grupo de WhatsApp |
Trata-se de uma das principais praças da cidade, que conta com uma população de aproximadamente 45 mil moradores. A Cidade Estrutural nasceu a partir de uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal.
![]() |
Foto Grupo de WhatsApp |
Há cinco escolas no local, três das quais se encontram ao redor da praça onde será feita a revitalização. Além disso, também circundam a praça o Centro da Juventude e uma Igreja, além do restaurante comunitário, a 200 metros de distância.
A ação dos escoteiros abrange a recuperação da infraestrutura existente, como pintura da quadra poliesportiva, do parquinho e de bancos; o plantio de árvores e jardins; a construção de um parque de pneus; e a realização de ações sociais, dentre as quais uma oficina, jogos escoteiros educativos para jovens de 7 a 17 anos da comunidade e outras iniciativas. Toda a mobilização movimentará aproximadamente 250 escoteiros, além de alunos das escolas da Estrutural, guarda-mirim, líderes comunitários e moradores da região, beneficiando aproximadamente cinco mil pessoas.
O projeto tem o apoio e participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e da Administração Regional da Cidade Estrutural, além de empresas privadas que contribuem com a doação de materiais como tintas, pinceis e outros insumos.
Segundo Bruno Souza, Diretor Presidente do Grupo Escoteiro José de Anchieta, “realizamos ações como essa por dois motivos: contribuir para a comunidade e, principalmente, desenvolver nos nossos jovens o espírito de solidariedade e responsabilidade para com o próximo”.
Para os jovens escoteiros, participar do MutCom é uma oportunidade também de se divertir. Em 2018, a atividade foi realizada na Casa Batuíra, em Ceilândia, onde o grupo escoteiro recuperou a área verde da casa de apoio a jovens em situação de risco. “Eles saíram cansados, mas com um sorriso no rosto”, comentou Elizabeth Neves, responsável pelas crianças de 6,5 a 10 anos que ajudaram a plantar uma horta, preparar mesas de jogos de tabuleiros feitas a partir de pallets e pintar desde paredes até pneus e brinquedos.
Serviço:
O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo.
O Escotismo, como força educativa, se propõe a complementar a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de sua orientação religiosa, e de nenhum modo substituirá essas instituições.
O DF possui mais de 40 Unidades Escoteiras em praticamente todas as regiões administrativas, com quase 4 mil membros associados.
O Grupo Escoteiro José de Anchieta – 11º DF possui 250 membros e funciona no Parque da Cidade Sarah Kubitischek, Estacionamento 3, aos sábados, das 14h30min às 18h
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.