Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

GDF terá que remover invasões na Cidade Estrutural

Por Chico Sant’Anna
Clima de apreensão toma conta dos moradores da Cidade Estrutural. Sentença proferida pelo Juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, determina a remoção de moradias em diversas áreas hoje ocupadas por residências na Estrutural e o cercamento e a recuperação florestal das Áreas de Relevante Interesse Ecológico da Vila Estrutural e do Córrego Cabeceira do Valo, além do Parque Urbano Vila Estrutural. A sentença, ainda de primeira instância, foi proferida no âmbito da Ação Civil Pública 2015.01.1.057244-4, movida, há dois anos, pelo Ministério Público contra o Distrito Federal, a Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAN) e o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
A recuperação florestal dar-se-á por meio do plantio e a manutenção de, no mínimo, duzentas mil mudas de árvores nativas do cerrado, para a recomposição de vegetação nas Aries do Córrego Cabeceira do Valo e na da Vila Estrutural e no Parque Urbano Vila Estrutural. Ao DER-DF caberá a desconstituição integralmente da rodovia DF-097, que margeia o Parque Nacional de Brasília. Foi imposta a remoção da pavimentação asfáltica, lixos e entulhos ali encontradiços, bem como a recuperação ambiental no seu traçado, com no prazo de noventa dias, sob pena de multa no valor de R$ 1 milhão por mês.
No início do governo Rollemberg, o administrado regional, Evanildo Macedo, chegou a prometer aos invasores a regularização daquela área, mas a sentença judicial de agora afasta essa possibilidade. A grilagem e ocupação da área agrediu fortemente a vegetação natural, restando apenas algumas árvores frutíferas exóticas plantadas por chacareiros que ali atuavam anteriormente. Por isso mesmo, a Justiça determinou a recuperação das áreas degradadas. A função da Arie é garantir a integridade dos ecossistemas do Parque Nacional da Brasília e a preservação e a proteção da fauna e da flora ali existentes. Ela está localizada numa região hídrica denominada sub-bacia do ribeirão Bananal, suas águas ajudam a formar um dos dois braços da porção norte do Lago Paranoá. É justamente do Ribeirão do Bananal e do Braço Norte do Lago Paranoá onde o GDF vem investindo para criar dois pontos de captação d´água.
Para continuar a ler este artigo, clique aqui.

6 comentários

  1. Tem que tirar todas as envasoes da cidade estrutural
    A cidade esta baguncada feia com barracos principalmente na quadra 07 e 08 setor oeste das casinhas o governador tem que tomar um iniciativa pra melhorar a cidade Estrutural e nao deixar barracos envasores que muitos deles tem casas em outros lugares adimistradores da cidade estrutural tem que melhorar a cidade e nao baguncar se deixa essas envasoes vai ter cada vez mais envasoes.
    ASS: Sgt Italo Davi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais não esqueça que como eu e outras muitas pessoas não tem lugar pra viver,fora que temos muitos anos ali dentro,o que adianta se preocupar com a beleza de cidade ,e as pessoas?Tem que ver as duas coisas.

      Excluir
  2. No Ano das Eleições vejo varias promessas de Regularização,Estrutural sinonimo de Invasão,se alguem tem sua Casinha Bonitinha documentada ganhou na invadindo,nesses locais so existe pessoas de classe Baixa Renda Miseravel,e o Governo ainda quer derrubar Casa ? certo q tem certos lugares que é impossivel de ser morar,mais se eles tao ali e por que Neccessitam de um lar para morar com Seus Filhos,essas Derrubadas NAO PODE ACONTECER !!!,imagina um Monte de Pais Desempregado com suas Familia na Rua ou tentar pagar um Aluguel e Alimentar Seus Filhos com essa Mixaria de Salario NAO DÀ ,sera a Hora em que um Pai de Familia se Revolta e Vai Tomar de quem Tem,ai aumentara ROUBOS SEQUESTROS E MORTE ,PODE APOSTAR,e nao Vai ser o Governo que que vai ta la pra Ver essa Guerra Acontecer,,,,ESTRUTURAL MORADiA PRA TODOS,SE DERRUBAR O GOVERNO TEM QUE DAR CASINHAS PRA TODOOS....ACORDAAAAA MACEDOOO E AJUDA ESSE POVO QUE NECESSITA,,OU O NEGOCIO PODERA FICAR FEIO PRA TODOS,POBRE MEDIO RICO ,BONITO OU FEIO..Segura um Pai de Familia Revoltado desempregado com seus Filhos com FOME!!!!

    ResponderExcluir
  3. O GOVERNO TEM QUE SE PREOCUPAR COM ESSAS ROUBALHEIRA DO NOSSO IMPOSTOS,e NAO DERRUBAR CASAS DE PESSOAS GUERREIRA QUE NAO TEM NADA NA VIDA !!! ACORDAA ADMINISTRAÇÂO DA ESTRUTURAL,,GOVERNO ROLEMBERG,QUEM VOTOU EM VCS TAMBEM MORA NA ESTRUTURAL !!!! JA MORADIA E MENAS ViOLENCIA!!!

    ResponderExcluir
  4. Que nada o governo tem que derrubar mesmo chega de invasões na cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem q Derrubar mesmo e a Sua Casa com Vc Dentro,ou quando derrubar essas Moradias vc Ficar Moscando ae na Frente da Sua MORADiA seu pra Nois Cair pra Dentro e Morar na Sua Casa,Todo Mundo Tem Direito de Casa !!!

      Excluir

Agradecemos pelo comentário.