Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Mulher que transformou a casa em creche ganha ajuda e nova sede para as crianças

Foto: Douglas Lemos/R7 DF
O projeto solidário de uma moradora da Estrutural (DF), que ajuda a cuidar de crianças carentes, ganhou reforço. Antes, Maria de Jesus, de apenas 26 anos, dividia os 30 metros quadrados de sua casa com 80 crianças da cidade. O R7 DF já havia mostrado a situação em dezembro. Hoje, com ajuda de voluntários do Distrito Federal, a creche improvisada foi transferida para um novo local, mais espaçoso e com instalações adequadas para receber as criança.

Foto: Douglas Lemos/R7 DF
No local, que antes funcionava um lava-jato, o grupo fez uma verdadeira força tarefa. As fiações, que eram aparentes, foram refeitas; fórmicas foram doadas e foram feitas divisórias para os ambientes. Em um dos cômodos, ficou o quarto do sono das crianças, com pintura especial e móveis doados
Foto: Douglas Lemos/R7 DF

Nas novas instalações, a creche passou a atender 120 crianças, 50% a mais do que na localização antiga. As crianças são, em sua maioria, filhas de catadores de lixo da cidade. Segundo Maria, havia lista de espera para a entrada de mais crianças no local. Elas foram selecionadas por tipo de necessidade.
— A gente buscou pegar aquelas crianças mais necessitadas quando mudamos de sede e a capacidade aumentou
Foto: Douglas Lemos/R7 DF
O aluguel, de R$ 1,8 mil, é custeado pelos voluntários. As crianças têm acompanhamento pedagógico e psicológico, sempre de maneira voluntária.
— O apoio é refletido para as crianças em todos os sentidos. Seja na forma de alimentação, cuidado e atenção. Eles fazem tudo para dar o melhor para elas.

As crianças possuem, também, acompanhamento de nutricionista voluntário
Foto: Douglas Lemos/R7 DF
Para Maria, a creche foi uma maneira de amenizar a vida difícil de todas as crianças e dos próprios moradores.
— Aqui a gente tem uma vida muito difícil. É uma maneira de ajudar a população.

Todos os brinquedos da creche também vieram de doações

Foto: Douglas Lemos/R7 DF
Segundo Wellerson Miranda Pereira, voluntário que acompanha o trabalho de Maria com a creche há três meses, a evolução é visível. Ele lembra que a mudança é muito grande quando o espaço é comparado com o local antigo 

Foto: Douglas Lemos/R7 DF
Muitas crianças são de famílias destruídas pelas drogas. De acordo com Maria, elas chegam a morar na creche até que a situação seja normalizada.
— Se a gente vê que a família não tem estrutura para cuidar da criança, a gente não deixa voltar para casa até que o problema se resolva.

Ela disse que já houve caso de crianças que moraram cerca de seis meses na creche

Foto: Renata de Paula
Natural do Piauí e com uma infância sofrida, Maria prometeu para si mesma, ainda criança, que no futuro, não deixaria nenhuma criança passar fome na Estrutural.

Mesmo com a difícil tarefa em mãos, Maria não desiste. 

Do R7

2 comentários

  1. Para quem pode e/ou quer optar pela rede particular, há no Paranoá DF o Espaço de Recreação e Desenvolvimento Planeta Infantil (www.eplanetainfantil.com). Creche com Educação Infantil, do Berçario e maternal à pré escola. Recreação, informática,Oficina de Artes, Inglês, Higiene Bucal, Musicalização infantil, Pré escolar, Ballet, Capoeira, etc. Paranoá - DF 61 33690881 ou 61 93767385

    ResponderExcluir
  2. excelente abordagem, também fazemos onde trabalho, no colegio particular zona norte sp adorei o post que fez, muito dedicado

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário.