O objetivo da auditoria foi conscientizar, cobrar e propor melhorias aos agentes decisórios da cidade. A fiscalização abordou questões da saúde da família sobre a estrutura física e a qualidade do atendimento.
Participaram também a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE DEFESA DA SAÚDE (AMPASA) e o Sr. Wellington Duarte, assessor da Deputada Celina Leão (PSD), única representante da Câmara Legislativa presente apesar de todos os 24 deputados terem sido convidados a participarem do evento. Wellington afirmou a necessidade e a importância da auditoria cívica informando, inclusive, que apresentaria o projeto aos deputados que compõem a Comissão da Saúde na Câmara Legislativa. ...
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas (2.400 a 4.000), localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
A Portaria Nº 2488/2011 cita ás características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica.
A região da Estrutural possui pouco mais de 40 mil habitantes, nesse caso de acordo com o Ministério da Saúde o ideal seria ter 10 Equipes PFS completas.
A equipe do PFS é composta por:
01 Médico; 01 Enfermeiro; 01 Auxiliar de Enfermagem; 05 Agentes de Saúde; 01 Dentista; 01 Auxiliar e 01 Técnico em Higiene Dental.
Faltam na cidade Estrutural: 01 médico, 20 agentes de saúde e 05 equipes de odontologia.
O relatório final será entregue nos próximos dias ao Secretário de Saúde, Coordenadora do Centro de Saúde, Ministério Público do DF, Câmara Legislativa, Conselho de Saúde e para os moradores da cidade Estrutural.
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.