Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Ibaneis recebe grupo de motoristas de app e define propostas para combater violência contra categoria

Somente este ano quatro motoristas de app foram assassinados no DF; dados do Sindmaap mostram que no mesmo período houve cerca de 100 assaltos


Por Cláudio Ulhoa

Dados oficiais divulgados pela grande mídia mostram que somente em 2020 já ocorrem quatro casos de homicídios envolvendo motoristas de aplicativos (app) de transporte. Os casos mais recentes aconteceram no último final de semana: um motorista foi morto em Pôr do Sol/Sol Nascente com um tiro na cabeça; e outra vítima foi feita em região do Entorno do DF, onde um PM da reserva foi encontrado morto com perfurações.

As ocorrências chamaram atenção das autoridades. Mas antes despertaram a organização dos trabalhadores de app que se mobilizaram em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha para protestar, nesta manhã. A mobilização teve resultado. Uma comitiva integrada pelos motoristas que participavam da manifestação foi recebida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no Palácio do Buriti.

Acordos

Do encontro saíram algumas propostas para a categoria analisar. Todas deverão compor o Projeto de Lei nº 717/19, do deputado distrital Daniel Donizete, que trata de alterações ao regramento estabelecido para o serviço de transporte por aplicativos. Entre as sugestões apresentadas pelo governo está a proibição de pagamento das corridas com dinheiro em espécie, o pagamento seria feito de forma digital e a criação de uma central de monitoramento dos carros em atividade dos trajetos. Essas centrais seriam interligadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP) do DF.
Quanto mais vocês estiverem em segurança, mais segurança terão os passageiros, os turistas. Sempre que estiverem envolvidas vidas, o governo vai tratar [do assunto] com muito cuidado e preocupação, posicionou Ibaneis.
Com a situação alarmada, o PL que trata do assunto deve ser apreciado pela Câmara Legislativa com antecedência. O governo garantiu que acionará os distritais para a apreciação da matéria.
“Vamos pedir para nossa base incluir o tema no colégio de líderes hoje ainda, isso para conseguirmos emplacar o mais rápido possível esse substitutivo na pauta de votações”, garantiu o governador.
Ibaneis junto de motoristas de app em audiência no Buriti

Realidade

Além dos quatro casos de assassinato de motorista no DF, nesses primeiros dias do ano, houve também, segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do DF (Sindmaap), Marcelo Chaves, 100 assaltos registrados. A ideia defendida pelo governo de proibir o pagamento da corrida em espécie tem o objetivo de combater esses assaltos. O presidente se manifestou sobre:
“O que for para ampliar nossa segurança é bem-vindo.”
Outro assunto tratado com o governador e divulgado pelo sindicalista foi com relação à elaboração de uma linha de crédito no Banco de Brasília (BRB) para custear aqueles motoristas interessados em blindar seus veículos para se proteger de assaltos.
“É uma forma de ajudar quem quiser, é claro a colocar uma cabine blindada para separar o motorista de possíveis assaltantes”, destacou Chaves.

Fonte: Blog do Ulhoa

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.