Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Catadores de recicláveis receberão bolsa-auxílio

Catadores de materiais recicláveis podem se inscrever, até 17 de janeiro, no programa "Agentes da Cidadania Ambiental", ação do governo que disponibilizará bolsa-auxílio a esses profissionais de forma a garantir mais estabilidade durante as mudanças nas políticas de recolhimento e destinação de resíduos que ocorrerão no Distrito Federal, no próximo ano.

"Essas pessoas estarão em transição do lixão e de locais improvisados para áreas que o GDF está preparando. Por isso, elas receberão R$300 mensais, por um ano, prorrogável por mais um ano. Quando eles deixarem de trabalhar no lixão, até engrenarem, este programa será a garantia dos mínimos sociais. É a âncora para apoiar esta transição", explicou a subsecretária de Fomento a Parcerias, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência De Renda (Sedest), Jaira Puppim.

Ao todo, serão disponibilizadas 1,5 mil vagas, sendo que somente um catador por família poderá ser credenciado. Para receber o benefício é necessário que o profissional se inscreva no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e seja atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com a subsecretária, os catadores que atualmente fazem parte do banco de dados do Cadastro Único –cerca de 800- já estão pré-selecionados e devem confirmar a inscrição até a próxima quinta-feira (19).

"Para dar melhores condições de trabalho (aos catadores), o GDF está construindo 12 centros de triagem, de 1,2 mil m² cada um, com equipamentos, central de comercialização. Esse é um golaço do governo porque ninguém teve iniciativa similar no Brasil", acrescentou Jaira.

Os interessados em participar do programa devem comparecer ao Cras mais próximo de sua residência com o documento de identidade e CPF. A inscrição não poderá ser feita por terceiros, ainda que por procuração.

Acesse aqui o edital:http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?catadores-de-reciclaveis-receberao-bolsa-auxilio&id=518586&secao=N
Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.