![]() |
| Divulgação/SSP-DF |
Os principais pontos de votação do Distrito Federal terão monitoramento aéreo com drones durante o primeiro turno das eleições, marcado para domingo (4). A estratégia faz parte da operação integrada de segurança coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Patury, os equipamentos serão empregados de maneira intensiva a partir do dia anterior à votação até o encerramento do processo eleitoral. As imagens poderão ser integradas ao sistema de videomonitoramento do DF.
A estrutura foi planejada ao longo dos últimos seis meses e contará com uma célula de inteligência formada por 22 órgãos distritais e federais.
Câmeras das escolas também serão integradas
Os 614 locais de votação do DF foram geolocalizados pelas forças de segurança. De acordo com Patury, também houve articulação com o TRE-DF e as unidades de ensino para integrar câmeras instaladas nas escolas ao sistema DF360.
A medida busca ampliar a capacidade de acompanhamento das áreas próximas aos locais de votação e auxiliar na identificação de possíveis ocorrências durante o período eleitoral.
A SSP-DF também informou que vem realizando acompanhamento de redes sociais de forma contínua. O objetivo é identificar situações que possam representar risco à segurança, principalmente após o encerramento da votação.
Forças de segurança terão funções específicas
Durante o primeiro turno, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ficará responsável pelo policiamento ostensivo, especialmente nos acessos e áreas externas dos locais de votação e em regiões com maior circulação de eleitores.
A Polícia Civil do DF (PCDF) atuará nas ocorrências de sua competência, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) permanecerá mobilizado para atendimentos preventivos e emergências.
Já a Polícia Federal (PF) ficará responsável pelos procedimentos relacionados aos crimes eleitorais que estiverem sob sua atribuição.
Entre as situações que poderão ser alvo da operação estão boca de urna, compra de votos, coação de eleitores e propaganda eleitoral irregular.
Eleitor pode demonstrar preferência de forma individual
No dia da eleição, a legislação permite que o eleitor manifeste sua preferência política de maneira individual e silenciosa. Já manifestações coletivas voltadas à promoção de candidaturas, abordagem e tentativa de convencimento ou arregimentação de eleitores são proibidas.
Para ocorrências de menor potencial ofensivo que permitam a elaboração de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), haverá pontos de atendimento nos fóruns do Paranoá, Santa Maria, Planaltina, Samambaia, Águas Claras e Ceilândia.
Situações que exigirem Auto de Prisão em Flagrante (APF) serão encaminhadas à Delegacia de Defesa Institucional (Delinst), na Superintendência Regional da Polícia Federal no DF.
Monitoramento seguirá após a votação
A estrutura de inteligência não deverá ser encerrada imediatamente após o primeiro turno. Segundo Alexandre Patury, o planejamento prevê a manutenção da célula de inteligência até 10 de janeiro de 2027, com o objetivo de acompanhar também as posses.
A SSP-DF orienta ainda que os eleitores evitem deixar a votação para os últimos momentos do dia, quando pode haver maior concentração de pessoas nos locais de votação. A recomendação é que o eleitor se organize para votar com antecedência e siga as orientações da Justiça Eleitoral.
Da redação Estrutural On-line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.
Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário.