![]() |
| Imagem de Gerd Altmann por Pixabay |
O Distrito Federal e nove estados brasileiros devem enfrentar um domingo (30/8) de tempo extremamente seco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade válido das 10h às 20h, com previsão de índices entre 20% e 12% em algumas localidades.
A situação chama atenção porque, nos pontos onde a umidade chegar a 12%, o ar poderá ficar momentaneamente mais seco do que a faixa normalmente observada no deserto do Saara durante os períodos mais secos do dia.
O alerta engloba áreas do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Em Goiás e no Distrito Federal, a previsão de baixa umidade abrange todo o território.
Também estão incluídas regiões de Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia.
Onde o alerta de baixa umidade está valendo
Confira as áreas indicadas pelo Inmet:
- Distrito Federal: todo o território;
- Goiás: todo o estado;
- Minas Gerais: Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte de Minas;
- Tocantins: regiões Ocidental e Oriental;
- Piauí: Sudeste e Sudoeste Piauiense;
- Maranhão: Alto Parnaíba e Sul Maranhense;
- Mato Grosso: Centro-Sul, Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Norte Mato-grossense;
- Mato Grosso do Sul: Leste, Centro-Norte e Pantanais Sul-Mato-Grossenses;
- São Paulo: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba;
- Bahia: Extremo Oeste e Vale São-Franciscano da Bahia.
Umidade pode ficar abaixo da registrada no Saara
A comparação com o Saara serve para mostrar a intensidade da massa de ar seco prevista para algumas regiões brasileiras. O maior deserto quente do planeta apresenta, nos períodos mais secos do dia, umidade relativa que pode ficar entre 14% e 20%, embora os índices possam cair ainda mais durante episódios de calor intenso.
No Brasil, a previsão de até 12% de umidade em determinados pontos indica uma condição de ar excepcionalmente seco. Isso, porém, não significa que essas localidades terão características climáticas semelhantes às de um deserto.
Quando a umidade despenca para níveis tão baixos, os efeitos são sentidos principalmente durante as horas de maior calor. Entre os principais problemas estão irritação e ressecamento dos olhos, nariz e boca, além do ressecamento da pele.
Risco de incêndios aumenta
O tempo seco também favorece a propagação de queimadas e incêndios em áreas de vegetação. Por isso, o Inmet reforça a necessidade de atenção durante o período de validade do alerta.
A recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes, diminuir a exposição direta ao sol e manter uma boa hidratação ao longo do dia.
Também é indicado utilizar hidratante para a pele e, quando possível, umidificar os ambientes, especialmente durante os períodos de umidade mais baixa.
Em situações de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil também pode ser procurada pelo 199.
Da redação Estrutural On-line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.
Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário.