Mobile Menu

Data Atual / Redes Sociais

CARREGANDO...

Publicidade Internas 970x90

DF Legal realiza nova operação contra invasão em área do Parque Nacional de Brasília

Ação ocorreu na região da Cidade Estrutural após órgãos identificarem novas construções e tentativa de reocupação do terreno
Foto: Francisco Gelielçon / Estrutural On-line

Uma nova operação para combater ocupações e loteamentos irregulares foi realizada na manhã desta quinta-feira (27/8) em uma área próxima ao Parque Nacional de Brasília, na região da Cidade Estrutural, ao lado do Setor Santa Luzia, no Distrito Federal. A ação ocorreu também nas proximidades da Cabeceira do Valo e da 26 de setembro.

Segundo a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a fiscalização foi necessária após equipes identificarem uma reocupação do espaço que havia sido alvo de operações anteriores. A área está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central e é considerada de relevância ambiental.

A operação reuniu agentes da DF Legal, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e outros órgãos.

Confronto durante a operação

De acordo com a PMDF, aproximadamente 117 policiais foram mobilizados para acompanhar a ação. Durante o trabalho das equipes, houve resistência por parte de pessoas que estavam no local.

Segundo a corporação, servidores foram alvo de pedras e foguetes. Pneus também foram incendiados durante a ocorrência.

Diante da situação, o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foi acionado para reforçar a segurança. A PMDF informou que os policiais utilizaram agentes químicos e munições de impacto controlado para conter os distúrbios e restabelecer a ordem.

Área já havia sido alvo de outras operações

A região vinha sendo monitorada ao longo de agosto. Conforme a DF Legal, durante o período foram identificados retorno de ocupantes e a construção de novas estruturas.

Em 17 de agosto, uma operação conjunta retirou 105 edificações improvisadas feitas de madeira e lona.

Anteriormente, em 20 de julho, outras 146 estruturas haviam sido desfeitas no mesmo local. Na ocasião, equipes também retiraram seis caminhões-caçamba de materiais considerados inservíveis.

O ICMBio informou que, durante aquela operação, duas pessoas foram presas em flagrante por crime ambiental em área pertencente à União. Um dos responsáveis pela ocupação e pelo loteamento irregular recebeu ainda uma multa de R$ 120 mil.

Centenas de lotes irregulares já foram desfeitos

Antes dessas ações, outra operação realizada cerca de dez dias antes já havia descaracterizado aproximadamente 500 lotes considerados ilegais na região.

Na ocasião, também foram retiradas cerca de 35 estruturas vazias construídas com madeira e lona, além de aproximadamente 10 quilômetros de cercas instaladas irregularmente.

As operações fazem parte das ações de fiscalização para impedir novas ocupações e preservar a área ambiental localizada nas proximidades do Parque Nacional de Brasília.

Da redação Estrutural On-line
Política de Comentários - Estrutural On Line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.

Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário.

Anúncio 300x250 Internas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS