Mobile Menu

Data Atual / Redes Sociais

CARREGANDO...

Publicidade Internas 970x90

Tremores de terra são registrados em duas cidades de Minas Gerais; especialistas descartam risco

Abalos sísmicos foram detectados em Planura e Montes Claros nesta quarta-feira (1º); estado lidera número de registros de tremores no Brasil
Redes Sociais / Reprodução

Duas cidades de Minas Gerais registraram tremores de terra nesta quarta-feira (1º). Os abalos sísmicos ocorreram em Planura, no Triângulo Mineiro, e em Montes Claros, no Norte do estado, e foram identificados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

O maior tremor aconteceu nas proximidades de Planura, por volta das 4h53, e atingiu magnitude 2,6. O evento foi analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e é considerado de baixa intensidade.

Horas depois, outro abalo, desta vez de magnitude 1,3, foi registrado em Montes Claros. Assim como o primeiro, o fenômeno não causou danos nem deixou feridos.

Minas Gerais lidera registros de tremores no país

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de ocorrências desse tipo.

De acordo com o especialista, pequenos tremores fazem parte da dinâmica geológica da região e acontecem com frequência devido às pressões naturais exercidas na crosta terrestre.

Ainda conforme Bruno Collaço, a maioria desses eventos ocorre em baixa profundidade — geralmente entre 0 e 10 quilômetros —, o que aumenta a possibilidade de serem percebidos pela população. Apesar disso, eles costumam apresentar baixa magnitude e não representam risco significativo.

Sete Lagoas também registrou abalo recentemente

Os registros desta quarta-feira se somam a outro tremor detectado no estado nesta semana. No último 30 de junho, a RSBR identificou um abalo de magnitude 1,5 em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Assim como nos casos mais recentes, não houve relatos de prejuízos ou vítimas.

A Rede Sismográfica Brasileira é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), e realiza o monitoramento contínuo da atividade sísmica em todo o território nacional.

Terremotos na Venezuela contrastam com a realidade brasileira

Enquanto os tremores registrados em Minas Gerais foram de baixa intensidade, a situação é bem diferente na Venezuela, que foi atingida recentemente por dois fortes terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5.

Os abalos provocaram destruição em larga escala, especialmente na região de La Guaira, além de impactos na capital, Caracas. Segundo o governo venezuelano, centenas de edifícios foram danificados, sendo que quase 200 desabaram completamente.

Até a noite de quarta-feira (2), o país contabilizava 2.295 mortes, enquanto quase 40 mil pessoas permaneciam desaparecidas. Equipes de resgate seguem atuando nas áreas afetadas, inclusive com apoio de bombeiros brasileiros.

Entre as vítimas está o pastor mineiro Romildo Batista de Lima, natural de Uberlândia, que estava na Venezuela para comemorar seu aniversário e visitar familiares da esposa. A companheira dele, Carlha Nacarid, sofreu uma fratura na bacia e permanece em atendimento no país.

Especialistas ressaltam, no entanto, que os pequenos tremores registrados em Minas Gerais não têm relação com os terremotos ocorridos na Venezuela e fazem parte de processos geológicos naturais observados regularmente no estado brasileiro.

Da redação Estrutural On-line
Política de Comentários - Estrutural On Line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.

Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS