![]() |
| BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto |
Após anos de espera, o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que pretende iniciar ainda neste mês de julho a ocupação do Centro Administrativo do Distrito Federal (CADF), conhecido como Centrad, em Taguatinga. Antes da transferência dos órgãos públicos, o complexo passa pelos últimos serviços de manutenção e adequação para receber os servidores.
Segundo o GDF, a mudança ocorrerá de forma escalonada, conforme a conclusão das intervenções nos prédios. O primeiro órgão a funcionar no local será a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), cujas instalações no Bloco L estão em fase mais avançada. Na sequência, a previsão é que sejam transferidas a Governadoria, a Casa Civil e a Casa Militar.
Obras entram na reta final
As equipes trabalham em diferentes frentes para deixar os edifícios prontos para funcionamento. Entre os serviços realizados no interior do complexo estão a instalação da infraestrutura de rede e sistemas de tecnologia, manutenção elétrica, pintura, adequação do sistema de prevenção e combate a incêndios, limpeza dos dutos do ar-condicionado, revisão dos elevadores, ajustes na climatização, reparos hidráulicos e testes do sistema de abastecimento de água.
Na área externa, os trabalhos incluem impermeabilização de lajes, recuperação das áreas verdes, limpeza das galerias pluviais, manutenção da rede de drenagem, organização de materiais remanescentes da construção e serviços de conservação do entorno.
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, essas intervenções são fundamentais para garantir que o Centro Administrativo opere com segurança e ofereça condições adequadas de trabalho aos servidores públicos.
Outros órgãos estudam transferência
Além das primeiras unidades previstas para ocupar o Centrad, outras secretarias também analisam a possibilidade de transferência para o complexo administrativo.
Entre elas estão a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e a DF Legal, que ainda realizam estudos técnicos sobre a mudança.
Estrutura viária foi planejada para atender ao complexo
O Governo do Distrito Federal também destacou que a região onde está localizado o Centro Administrativo conta com uma infraestrutura viária preparada para suportar o aumento no fluxo de servidores e visitantes.
Segundo o Executivo, obras como o Túnel Rei Pelé e o Boulevard do Setor Central de Taguatinga foram planejadas para melhorar a mobilidade urbana, facilitar o acesso ao complexo e reduzir os impactos no trânsito da região.
Com o início da ocupação previsto para julho, o GDF dá mais um passo para colocar em funcionamento um dos maiores centros administrativos do Distrito Federal, projeto concebido para concentrar diversos órgãos públicos em um único espaço e otimizar a gestão da administração pública.
Da redação Estrutural On-line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.
Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário.