![]() |
| Foto: Reprodução |
O Distrito Federal pode ganhar em breve duas novas regiões administrativas. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou, por unanimidade, os projetos que preveem a criação das cidades de 26 de Setembro e Ponte Alta, em decisão tomada nesta quinta-feira (28/5).
Com o aval do conselho, os textos seguem agora para análise e votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Caso sejam aprovados pelos deputados distritais e sancionados pelo Governo do Distrito Federal (GDF), as novas regiões administrativas serão oficializadas por publicação no Diário Oficial do DF (DODF).
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), os estudos para a criação das cidades levaram em conta critérios urbanísticos, crescimento populacional e demandas apresentadas pelos moradores das duas localidades.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, afirmou que o processo foi concluído em tempo reduzido e já apresenta uma proposta consolidada para tramitação no Legislativo.
Já o secretário de Governo, Takane Kiyotsuka, destacou que a iniciativa busca ampliar a oferta de serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população dessas regiões.
26 de Setembro pode ganhar estrutura administrativa própria
A futura região administrativa da 26 de Setembro possui área estimada em 13,8 milhões de metros quadrados e população de cerca de 29,3 mil moradores, conforme levantamento da DF Legal.
A localidade vive um momento importante de regularização fundiária. O processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) foi assinado recentemente pela governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), medida considerada essencial para acelerar obras e serviços públicos na região.
Com a possível transformação em região administrativa, a expectativa é ampliar investimentos em infraestrutura, incluindo pavimentação de vias, drenagem, iluminação pública, transporte coletivo, segurança, saúde e educação.
Ponte Alta cresce e busca independência administrativa
Outra área que poderá se tornar cidade no Distrito Federal é a Ponte Alta, atualmente vinculada administrativamente ao Gama.
A região possui aproximadamente 55 milhões de metros quadrados, cerca de 45,4 mil habitantes e mais de 18 mil edificações, segundo dados da DF Legal.
A proposta de emancipação administrativa surge diante do crescimento urbano acelerado registrado nos últimos anos. A expectativa do GDF é descentralizar serviços públicos e garantir mais eficiência no atendimento à população local.
Caso os projetos avancem na CLDF, o Distrito Federal poderá ampliar oficialmente o número de regiões administrativas nos próximos meses.
Da redação Estrutural On-line

Os comentários são de inteira responsabilidade do autor e não expressam a opinião do Estrutural On Line. Você pode ser responsabilizado pelo conteúdo publicado.
Por favor leia nossa Política de Comentários antes de comentar.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos pelo comentário.