Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Projeto vacina em Casa chega em Ceilândia

Busca ativa pela população não vacinada é reforçada com projeto da OPAS/OMS em parceria com governos local e federal


Imagem de LuAnn Hunt por Pixabay / Grátis para uso comercial / Atribuição não requerida

Um batalhão de mais de 200 agentes de saúde está nas ruas de Ceilândia trabalhando no resgate de toda a população que não se imunizou contra doenças como a covid 19, sarampo e poliomielite. A iniciativa faz parte de uma parceria da Secretaria de Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde. É o projeto Vacina em Casa. 

“É um momento importante para melhorar a cobertura vacinal em todo o DF. Essa é uma metodologia que vem ao encontro do que estamos buscando que é ampliar a vacinação em todas as faixas etárias ”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Vacinar é um ato de cidadania e amor ao próximo. Só com a imunização vamos prevenir e manter a saúde da população”, completa. 

O coordenador de Atenção Primária (Coaps) da SES, Fernando Érick Damasceno, explica que a ação funciona como uma busca ativa e tem como objetivo uma varredura vacinal em áreas vulneráveis. “A nossa expectativa é cadastrar cerca de 58 mil pessoas em 17 mil domicilias na Região Oeste, ampliando assim, a nossa meta de cobertura vacinal no DF”, explica.

O trabalho está sendo desenvolvido por todo o Brasil. Em Brasília, a ação começou no final de agosto (23.8), na Região de Saúde Sul. Nesta quinta (1º), ela chegou em Ceilândia e Sol Nascente, onde foram montados quatro pontos de apoio. Cada um desses locais conta com quatro equipes com aproximadamente 50 colaboradores, entre supervisor de campo e coletadores de dados. Esses últimos vão aos domicílios em duplas, devidamente identificados, em busca dos não vacinados. 

Além desses grupos, há duas equipes volantes de vacinadores em cada um dos quatro pontos de apoio. Essas equipes são formadas por um enfermeiro e três vacinadores. Todos vão às residências com crachás de identificação. 

As vacinas ofertadas de casa em casa pelas equipes volantes são para adultos e crianças. Estão disponíveis a pentavalente, pneumocócica-10, inativada contra a poliomielite, tríplice viral e contra covid-19. 

Locais

A ação em Ceilândia também conta com uma equipe de vacinação em pontos fixos. Nesses locais são ofertados todos os imunobiológicos do calendário de vacinação do Distrito Federal, exceto a vacina de BCG. A equipe de vacinação fixa é formada por um enfermeiro e oito vacinadores.

A equipe de vacinação fixa está nesta quinta (1º), sexta (2) e na próxima segunda-feira (5) na Paróquia Cristo Rei/EQNP 24/28.

No sábado (3), o local é a UBS 9 de Ceilândia. De 6 a 10 de setembro, a equipe de vacinação estará na Igreja Abençoada das Nações/SHSN, Chácara 02, Conj.11, Lote 04. Já entre os dias 12 e 13 de setembro no SHSN, chácara 84, conjunto I, lote 26. 

Nos dias 14 a 20/9, o ponto de imunização será a Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, que fica na SHSN VC 311, trecho I.

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.