A cena foi capturada por câmeras de segurança do restaurante no Recantos das Emas, na última sexta-feira (16/9)
O que seria uma pausa cotidiana para um almoço entre dois policiais militares do Distrito Federal, quase terminou em complicações, quando o cabo Wesley Carvalho Madeira precisou salvar o soldado Paulo* de um engasgo provocado por um pedaço de carne. O episódio aconteceu em um restaurante no Recanto das Emas, na última na última sexta-feira (16/9).
A cena foi capturada por câmeras de segurança do estabelecimento. Nas imagens é possível observar o momento em os PMs estão comendo. Em certo instante, o soldado começa a tossir e fazer sinais de que estaria sem ar. O cabo se levanta, abraça o colega por trás e consegue reverter a situação.
Assista:
“Muitos não sabem o que fazer quando se depara com uma situação dessas. É possível salvar uma vida”, declarou Madeira.
“Tentei manter a calma e achei que conseguiria resolver a situação sozinho. Tentei beber o refrigerante para o pedaço de carne descer, mas nesse momento acabei perdendo a respiração e quase perdi a consciência. Comecei a bater no meu peito para chamar atenção do meu colega como um pedido de ajuda. Nisso, ele prontamente conseguiu executar a manobra de Heimlich fazendo com que eu expelisse o objeto”, revela o soldado.
Pai de uma criança recém-nascida, desde então, Paulo vem treinando caso o filho se engasgue. “Comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que muitos bebês morrem engasgados. Comecei a me preparar e treinar para se acontecer um engasgo com meu filho. Só quando a gente passa por uma situação que a gente começa a ver o quão séria ela é”, comenta.
O que fazer?
Em casos assim, especialistas recomendam que a pessoa tussa cinco vezes com força e conte com a ajuda de outra pessoa para bater cinco vezes no meio das costas em um movimento rápido de baixo para cima, com a mão aberta.
Caso não seja suficiente e o engasgamento se torne mais grave, deve-se fazer imediatamente a manobra de Heimlich:
- Fique de pé atrás da pessoa engasgada, que também deve estar de pé;
- Passe os braços à volta do tronco da pessoa;
- Cerre o punho da mão que tem mais força e coloque-a, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da pessoa (entre as costelas);
- Coloque a outra mão sobre a mão que tem o punho cerrado;
- Faça pressão com as mãos contra o estômago da pessoa, para dentro e para cima, como se fosse desenhar uma vírgula.
A pressão criada pela manobra de Heimlich no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta, liberando as vias aéreas. Após o procedimento, é normal que a pessoa comece a tossir. É importante deixá-la recuperar o fôlego.
Caso ela não consiga respirar, é necessário chamar ajuda médica. Se for seguro, e se a pessoa não estiver cerrando os dentes, pode-se tentar tirar o pedaço de comida com a ajuda do dedo indicador na boca até a garganta.
O que fazer se engasgar sozinho?
- Faça a posição de quatro apoios, com os joelhos e mãos no chão, preferencialmente sobre um tapete em uma superfície lisa e dura;
- Tire o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
- Deixe o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.
A principal recomendação para evitar engasgamento por alimentos é sempre cortar a comida em pedaços pequenos, mastigar bem antes de engolir e colocar pouca quantidade de comida na boca.
*Nome fictício a pedido do entrevistado
Por Marcus Rodrigues, Carlos Carone e Mirelle Pinheiro - Metrópoles
Nenhum comentário
Agradecemos pelo comentário.