Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Últimas notícias

latest

Estudos apontam risco de nova pandemia por zika vírus

Alguns estudos recentes acenderam um novo alerta de pandemia. Desta vez, o causador da emergência global poderia ser o zika vírus, transmitido pelo mesmo vetor da dengue



Os brasileiros começaram a se aliviar um pouco mais aliviados diante da atual pandemia de covid-19. Por conta da vacinação, os casos da doença demonstram queda e tendência de baixa atualmente. No entanto, parece que uma nova ameaça está surgindo em nível global. Um novo surto de zika vírus em escala mundial deixou cientistas em alerta.

Zika vírus pode ser causa de uma nova pandemia?

Em 2016, um surto de zika vírus deixou as autoridades médicas do mundo inteiro em estado de atenção. Milhares de bebês nasceram com algum tipo de dano cerebral por conta das mães terem adquirido o vírus enquanto grávidas.

De acordo com alguns cientistas americanos, novas mutações do vírus deveriam estar sendo monitoradas com mais precaução. Isso porque apenas uma variante do zika seria capaz de ser disseminada pelo planeta Terra inteiro.

Isso é o que aponta um trabalho desenvolvido na América do Norte e publicado na revista especializada Cell Reports. Ele aponta que o zika vírus tem uma capacidade enorme de mudar suas variantes rapidamente.

Estudos alertam para variantes poderosas de zika vírus

Alguns outros estudos atuais também trazem informações de que infecções recentes por zika vírus corroboram com a tese mencionada acima. Até mesmo países que já passaram por surtos da doença estariam em risco diante de novas mutações. A equipe do instituto La Jolla de Imunologia foi a responsável por acender a luz de alerta para o risco de novas pandemias.

As descobertas ainda são apenas teóricas e servem como medida preventiva. No entanto, especialistas classificam os estudos como interessantes do ponto de vista preventivo. Afinal, o coronavírus não é o único existente e muito menos não é o único capaz de provocar emergências globais.

O zika vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo causador da dengue. Esses insetos estão presentes na América do Sul, América Central e na América do Norte. Canadá e Chile são os únicos países que não possuem registros deles.

Por GABRIELA STAHLER - Edital Concursos

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.