Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Deputado Iolando realiza audiência pública para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down em homenagem ao segmento

Crédito da foto: Thyago Arruda/CLDF

Nesta segunda-feira (28), foi realizada audiência pública em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down.  O evento foi uma iniciativa do deputado Iolando (MDB) e ocorreu na sala de reuniões das Comissões da Câmara Legislativa.

A data é comemorada no dia 21 de março e tem como principal objetivo, conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pela igualdade de direitos e inclusão das pessoas com Síndrome de Down.
O deputado Iolando é o representante legítimo do segmento da pessoa com deficiência na Câmara Legislativa e desde o início do seu mandato, ele atua em prol das causas da pessoa com deficiência. Na Casa, apresentou vários projetos e ações para beneficiar o segmento.

Durante a audiência, o deputado Iolando fez um breve relato sobre a criação da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência, parabenizou o GDF pelo apoio e iniciativa da criação da primeira pasta para o público da pessoa com deficiência. Destacou como é importante nos conscientizarmos cada vez mais sobre a Síndrome de Down, ressaltou sobre a importância que tem todas as pessoas com algum tipo de deficiência. “vamos continuar lutando para que a pessoa com deficiência tenha seu lugar reconhecido na sociedade”, disse.

O deputado Martins Machado que abriu a audiência pública parabenizou o deputado Iolando pela representação dele na CLDF junto ao segmento da pessoa com deficiência e desejou que o deputado Iolando continue na Câmara Legislativa para que ele possa dar continuidade aos projetos e ações que beneficiam este público.

O secretário da Pessoa com Deficiência Flávio Santos, destacou o papel da Secretaria e parabenizou a iniciativa do deputado, bem como as leis, emendas e ações feitas em prol do segmento. Destacou todas as ações feitas pela SEPD (cartão de identificação, núcleo profissional, esporte, doação de cadeiras, DF acessível, Cad único, dentre outros), destacou também o sistema de atendimento dos surdos - interpretes de Libras para atendimento aos serviços públicos.
“Essa data é uma oportunidade para refletirmos sobre a luta, mas o dia da pessoa com deficiência é todo dia”, destacou o secretário.

O deputado Iolando encerrou a audiência e destacou que as falas o motivam a seguir lutando pelos direitos das pessoas com deficiência.

SÍNDROME DE DOWN

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas. As pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças.

Com informações da ASCOM do deputado Iolando

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.