Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

“Comum no verão”, diz especialista sobre “nuvem atômica” no DF

Fenômeno visto nessa terça-feira (18/1) pode causar grandes temporais, vendavais e, em alguns casos, até tornados



Fotos e vídeos da formação de “nuvem atômica”, registrada no céu de Brasília na tarde dessa terça-feira (18/1), continuam dando o que falar nas redes sociais. O fenômeno é chamado de cúmulo-nimbo (Cb). Trata-se de nuvens de tempestade isoladas, muito comuns no verão, segundo especialistas.

Uma das principais características do formato de nuvens que chocou os brasilienses e internautas é justamente a forma de bigorna que aparece no topo. Os meteorologistas do MetSul, site parceiro do Metrópoles, explicam que, apesar de bonitas, as nuvens podem causar grandes temporais.

“É muito comum no verão, o que é visto com grande frequência por todo o Brasil no período de tempo úmido com ar quente. Elas se formam da tarde para a noite e podem provocar temporais fortes, de chuva intensa, vendaval e granizo. Em situações mais extremas, até ocorrência de tornado”, explicou o MetSul.

Em fotos publicadas nas redes sociais, um internauta chama o fenômeno de “nuvem mãe no céu de Brasília”; outras pessoas comparam o episódio com bomba atômica e disco voador.

A forma das nuvens também deixou outros usuários preocupados com o que poderia ser. “Não sei se acho bonito ou fico com medo dessa nuvem”, publicou outra internauta.


Por Milena Carvalho - Metrópoles

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.