Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Últimas notícias

latest

ATENÇÃO MORADORES DO DF! PCDF lança serviço 2ª Via Fácil: Emissão de identidade totalmente on-line; leia e entenda


A PCDF, por intermédio da Divisão de Tecnologia/DITEC e em parceria com o Instituto de Identificação/DPT, informa o seu mais novo serviço: O 2ª Via Fácil — solicitação de 2ª via da carteira de identidade pela internet!

A solução dispensa filas e agendamentos para obter a 2ª via da Carteira de Identidade. Agora, a população de todo o Distrito Federal conta com mais esse importante serviço:  a emissão da 2ª via da carteira de identidade de maneira rápida, fácil e prática! E o solicitante ainda pode escolher o local da retirada do documento.O serviço acaba de ser inaugurado e está em pleno funcionamento, 24 horas, todos os dias úteis, nos finais de semana e feriados, sempre disponível à população. A nova solução foi desenvolvida pela Divisão de Tecnologia (DITEC/DGI), a partir de demanda apresentada pela direção do Instituto de Identificação (II/DPT).

O procedimento é todo realizado on-line, de modo simples e intuitivo. O cidadão acessa o site da PCDF, solicita a 2ª via de sua carteira de Identidade, escolhe em qual unidade deseja fazer a retirada, gera o boleto para pagamento obrigatório da taxa, no valor de R$ 42 (emissão de 2ª via), efetua o pagamento até a data do vencimento, aguarda a compensação do pagamento e acompanha o status do pedido no site da PCDF. A principal vantagem: dispensa o comparecimento pessoal para atendimento, exceto para a entrega do documento emitido, que ocorre no local escolhido previamente pelo usuário. 

"A Ditec e o Instituto de Identificação esperam que a nova solução provoque uma redução sensível na demanda por agendamento de atendimento presencial, favorecendo a disponibilidade de mais vagas às solicitações de 1ª via da carteira de identidade.O 2ª Via Fácil chegou para garantir maior fluidez no processo de identificação do Distrito Federal", destaca o diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Simão Pedro Albuquerque. 

Confira os requisitos para utilizar o 2ª Via Fácil:

  1. Possuir carteira de identidade civil expedida no DF, com data de expedição inferior a três anos;
  2. Ser brasileiro(a) nato(a);
  3. Possuir mais de 16 anos;
  4. Os dados de nome, filiação, estado civil, data de nascimento e naturalidade não terem sido alterados nos últimos três anos;
  5. Retirar pessoalmente a carteira na unidade escolhida.





Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.