Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Últimas notícias

latest

Mutirão promove oportunidades de acesso à cultura, ciência e ações ambientais

Evento na região Noroeste de Goiânia terá apresentações culturais, com música, dança e arte circense, além de espaço de leitura de gibis do ...

Evento na região Noroeste de Goiânia terá apresentações culturais, com música, dança e arte circense, além de espaço de leitura de gibis do acervo da Gibiteca Jorge Braga e espetáculo com a Banda Sinfônica Jovem. Moradores também podem participar de workshops voltados para empreendedorismo e marketing digital via Escola do Futuro. Para promoção da ciência, haverá exibição de atividades desenvolvidas no Estado em robótica, drones e ferramentas de inteligência artificial. Quem procurar a estrutura pode ainda levar mudas de árvores nativas do Cerrado, integrar ações de educação ambiental e conhecer mais sobre trabalho de monitoramento do clima, combate a incêndios e regulamentação ambiental em Goiás



O Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás terá série de atrações, iniciativas e projetos para ampliar oportunidades de acesso da população da região Noroeste de Goiânia às ações em cultura, meio ambiente e inovação. Em dois dias de programação, 20 e 21 de novembro, na estrutura montada na Avenida Mangalô, Setor Morada do Sol, os moradores podem apreciar apresentações artísticas com música, dança, arte circense e participar de workshops de empreendedorismo e marketing digital. 

O evento vai dedicar espaço para popularização da ciência e tecnologia, com exibição de robôs, drones e outras ferramentas de inteligência artificial. O foco é a divulgação de atividades desenvolvidas em Goiás e contribuir para a promoção do conhecimento científico junto à comunidade em geral. Na temática ambiental, os atendimentos envolvem doação de mudas de plantas nativas do Cerrado, além de exposição de ações educativas, de monitoramento climático, combate a incêndio e programas ambientais do Executivo. 

A iniciativa é uma homenagem ao ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende. A programação congrega diversos órgãos da estrutura estadual com o propósito de levar serviços diretamente ao cidadão, com foco na comunidade local. “Quero montar algo que não se possa apagar da história política de Goiás. Enquanto for governador do Estado, o mutirão do Iris vai existir”, assegurou o governador Ronaldo Caiado. 

Atrações Culturais

No sábado, a partir das 8h, o violinista Lukas Santana abrirá a programação cultural com apresentação instrumental solo de sucessos da Música Popular Brasileira, como “Tocando em Frente” (Almir Sater), e “No Rancho Fundo” (Ary Barroso). Na sequência, a Orquestra de Violeiros, mantida pela pasta, se apresentará com clássicos do sertanejo. Às 10 horas, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás levará ao público repertório eclético, com composições de Michael Jackson, Los Hermanos, Leandro e Leonardo, dentre outros clássicos. A apresentação do grupo de Street Dance Basileu França, da Escola do Futuro, fecha a programação matinal. 

A partir das 16 horas, sobe ao palco o Corpo Circense Basileu França. A van adaptada da Gibiteca Jorge Braga, repleta de exemplares do universo dos gibis, estará estacionada no local do evento que terá, ainda, atrações do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) Itinerante. Alunos da Escola do Futuro em Artes Basileu França se apresentarão no sábado (20/11), ao longo do dia. A Banda Sinfônica Jovem fará apresentação em palco montado, enquanto os jovens estudantes apresentam habilidades em Arte em Circo e Street Dance em meio ao público.

Para o secretário de Estado de Cultura, César Moura, unir o acesso à cultura ao Mutirão Iris Rezende é mais uma frente de ação do Governo de Goiás em prol de valorizar a produção goiana. “Teremos um dia e meio de entregas importantíssimas para a população, que vão agilizar o dia a dia dessas pessoas, gerar emprego, atendimentos na área da saúde, renegociações de débitos junto ao Estado, dentre tantos outros serviços, e faremos isso envoltos no clima de alegria que a arte proporciona”, destacou.  

Economia circular e tecnologia

A Escola do Futuro do Estado de Goiás, projeto de ensino profissional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai promover dois workshops alinhados com as atuais necessidades de capacitação na região: um de empreendedorismo e outro de marketing digital. Também haverá uma minicompetição com atividades gameficadas associadas ao ensino, com distribuição de brindes.

“É uma oportunidade para a população conhecer mais sobre a Escola do Futuro, seus cursos, tirar dúvidas e até mesmo se inscrever gratuitamente em um de seu interesse. Além disso, o cidadão terá uma visão global dos projetos e programas do Governo de Goiás. O mutirão é mais um canal de aproximação entre o governo e a população”, explica o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira. 

O estande também apresentará demonstração de robôs, drones e outras ferramentas de inteligência artificial aplicada na administração pública goiana. Totens da plataforma Expresso ainda estarão instalados no local, com pessoal preparado para tirar as principais dúvidas de quem utiliza o programa de serviços digitais do Governo de Goiás. 

Já o Programa Sukatech, operacionalizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, levará o ônibus da reciclagem. O veículo difunde e coleta sucata eletrônica, informando sobre como é o tratamento do resíduo eletrônico e de reuso de computadores. 

“Ao visitar o ônibus, a população poderá entender como é feito todo o processo de reciclagem do lixo eletrônico, desde o descarte, até catalogação, separação, triagem, desmanche, reciclagem e produção de novos produtos”, afirma Marcio Cesar Pereira.

Centros de Excelência

A população terá a oportunidade de conhecer os resultados dos Centros de Excelência fomentados pelo Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), que atuam em áreas como inteligência artificial, internet das coisas, big data, cyber phisical systems. As ações são articuladas com a UFG e com o Instituto Federal Goiano. O investimento é de aproximadamente R$ 27 milhões na parceria para a criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre).

Os dois centros de excelência promovem a competitividade em escala global no empreendedorismo e agricultura 4.0. e impulsionam parcerias para pesquisas e avanços científicos para soluções inovadoras de mercado e que vão trazer um forte impacto econômico e social para Goiás. 

“O Ceia e o Ceagre têm tido resultados interessantes não apenas para o governo em várias ações, mas também para as empresas goianas a partir das parcerias firmadas com os centros de excelência”, comenta o presidente da Fapeg, Robson Vieira.

Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) levará ações de educação ambiental e doação de mudas nativas do Cerrado goiano que serão distribuídas à população que passar pela Avenida Mangalô, Praça da Feira, no Setor Morada do Sol. 

No local serão apresentadas as funcionalidades do PlanteGO, aplicativo desenvolvido pela Semad para catalogar os plantios realizados pelo usuário, e que oferece ainda uma comprovação dessa atividade e controle das áreas revegetadas e que carecem de reflorestamento no Estado de Goiás. O app apresenta-se como um mecanismo de compartilhamento e agenda positiva, com o objetivo de promover o plantio de mudas, preferencialmente nativas do Cerrado.

Equipamentos de combate a incêndios florestais, que são utilizados nas unidades de conservação do Estado, estarão expostos para a população. No ano de 2021 houve redução de cerca de 80% das queimadas em unidades de conservação goianas. Isso graças aos investimentos em prevenção e combate aos incêndios florestais. Desde 2019, o Estado já investiu mais de R$ 48 milhões nas UCs goianas, e parte desses recursos foi destinada à aquisição de equipamentos, criação de cinco brigadas de incêndios, e na execução de medidas preventivas.

Os programas e sistemas desenvolvidos pela Semad também serão divulgados no mutirão, como o Juntos pelo Araguaia, que prevê, na primeira fase, a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio e de seus afluentes; e o Sistema Ipê, ferramenta desenvolvida para a tramitação dos processos e gestão eficiente do licenciamento ambiental em Goiás. 

Também ganham destaque medidas de fiscalização que fizeram com que Goiás apresentasse queda de 30% em relação ao desmatamento ilegal, segundo dados do MapBiomas. Drones utilizados no monitoramento, e que estarão expostos no estande da Semad no mutirão, já realizaram um total de 78 voos programados, com cobertura de área total de 8.312,65 hectares. 

Outros serviços disponíveis incluem demonstração dos equipamentos de monitoramento hidrológico e climatológico, realizados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Haverá ainda apresentação do programa BioGO, implementado com o objetivo de desenvolver e apoiar projetos de conservação da biodiversidade no Estado de Goiás.

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Nenhum comentário