Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Últimas notícias

latest

Windows 11: é melhor atualizar ou fazer a instalação ?

Nesta última segunda-feira (4),  a Microsoft  disponibilizou o Windows 11   um dia antes do que estava sendo esperado. Como muitos países tê...


Nesta última segunda-feira (4),  a Microsoft disponibilizou o Windows 11  um dia antes do que estava sendo esperado. Como muitos países têm fusos horários diferentes, a companhia de Bill Gates começou a distribuir o novo sistema operacional para quem já estava no dia 5 de outubro.

Agora chegou a vez dos brasileiros aproveitarem a novidade: o Windows 11 já pode ser instalado no nosso país e chega como uma atualização gratuita para quem já possui o Windows 10. Mas será que é melhor fazer uma instalação limpa ou realizar o upgrade partindo da versão anterior?

Instalação limpa pode melhorar o desempenho do PC

Em muitos casos, a instalação limpa pode ser uma das melhores opções na hora de instalar um novo sistema operacional. Se você não faz uma "faxina" no HD há muitos anos é ainda melhor, já que o processo de formatar o PC completamente e instalar o programa do zero vai fazer isso.

Com a instalação limpa, a usabilidade do seu computador também pode melhorar. Essa opção é comumente utilizada por técnicos para salvar o PC de milhares de pessoas que sofrem com lentidão, vírus e outros problemas. 

Apesar de ser um método mais trabalhoso, a instalação limpa é o que pode render melhor performance em alguns computadores que precisam ser formatados. Outra dica que pode ajudar a melhorar o desempenho é realizar a instalação do sistema em um SSD, dispositivo de armazenamento que é mais rápido que os discos rígidos convencionais — para isso, no entanto, é necessário ter o componente instalado no seu computador.

Contudo, lembre-se que neste caso é necessário fazer backup de todos os documentos que você não quer perder durante a instalação limpa. Aqueles que desejam realizar a opção devem fazer pelo software Media Creation Tool, com o arquivo ISO do Windows 11 disponibilizado pela Microsoft. 

Atualização permite melhor qualidade em jogos

A atualização do Windows 10 para o Windows 11 é uma ótima opção para aqueles usuários que mantêm a organização no PC em dia e não sofrem recorrentemente com lentidão no sistema. Realizar uma rotina de backup pode ajudar nesses casos, já que você vai manter a maior parte dos seus arquivos em um HD separado do seu computador. Assim, você instala e mantém só o importante na sua máquina.

A atualização pode ser melhor ainda para os gamers: diferente da instalação limpa, a atualização não habilita a funcionalidade Virtualization-Based Security (VBS), um sistema de segurança que usa a virtualização para diminuir os potenciais de malware e outros ataques.

Em testes realizados pelo PC Gamer, alguns jogos ficaram muito mais lentos que o comum com o VBS em ação. Por exemplo, Horizon Zero Dawn, Metro Exodus e Shadow of the Tomb Raider foram muito prejudicados pela atualização, com uma redução na taxa de quadros de até 28%. Um dos títulos testados menos afetados foi Far Cry: New Dawn e, mesmo assim, teve queda de 5%.

Mas nem tudo são flores, e um dos grandes problemas em fazer apenas a atualização entre o Windows 10 e o Windows 11 é manter arquivos que estão afetando negativamente o seu computador. Ou seja, em alguns casos, o PC pode continuar com problemas específicos mesmo após a atualização.

Instalação limpa ou Atualização: o que é melhor para o seu PC?

A realidade é que cada caso deve lidar de uma forma única, então é necessário avaliar qual das duas opções é melhor para o seu PC. Por exemplo, no caso dos usuários que utilizam o sistema majoritariamente para jogar, a atualização entre o Windows 10 e Windows 11 pode ser a melhor opção atualmente.

Porém, se você tem milhares de arquivos, potenciais malwares e programas esquecidos instalados em seu PC, a instalação limpa é, sem dúvidas, o recurso mais indicado. 

Quer usar o novo sistema operacional da Microsoft? Aprenda a baixar e instalar o Windows 11  da maneira correta em seu computador.

Fonte: TEC MUNDO

Nenhum comentário