Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

O GOLPE ESTÁ AÍ: Deputado distrital Rodrigo Delmasso tem conta do Whatsapp clonada por golpistas

Criminosos usaram imagem do parlamentar para pedir dinheiro para diversos contatos em sua agenda

 
Michael Melo/Metrópoles

Ferramenta de comunicação presente na vida de milhões de usuários, o WhatsApp também é um terreno fértil para a aplicação de golpes. Para comprovar isso, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) foi alvo de golpistas. Criminosos virtuais fizeram uso da sua imagem em uma conta fake do aplicativo de mensagens para pedir dinheiro a familiares e amigos.


O parlamentar revelou que só tomou conhecimento da tentativa de golpe quando chegou em casa e foi surpreendido por sua mãe pedindo ajuda para fazer a transferência. “Minha mãe é minha vizinha e quando cheguei em casa de um evento, ela veio à minha casa para fazer a transferência junto comigo”, disse. “Eu perguntei de que transferência ela estava falando e qual não foi minha surpresa quando ela me mostrou as mensagens”, continuou.
 
Preventivamente o deputado distrital registrou um boletim de ocorrência. “Essa é a quinta vez que tentam usar fotos minhas para esse tipo de golpe”, detalhou o deputado. “Acho que os estelionatários pensam que, por ser deputado distrital, tenho contato com pessoas com muito dinheiro. Além disso, eles devem pensar que as pessoas teriam mais disposição em atender a um pedido meu”, comentou. “Mas já avisei para toda a minha lista de contatos e o golpe não vai prosperar,” afirmou.


Delmasso usou seu exemplo para fazer um alerta e pedir às pessoas que em hipótese alguma façam transferências em dinheiro quando solicitadas por mensagens de aplicativo, sem comprovar a autenticidade do contato. “Quando alguém recebe um pedido assim por mensagem, é fundamental que peça algum tipo de prova da pessoa do outro lado. Isso quer dizer: fale com a pessoa por telefone ou por vídeo chamada para ter certeza de que é ela mesma do outro lado”, finalizou.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.