Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Esposa de Omar Aziz foi presa e retirada do avião por policiais?

Circula nas redes que deputada estadual, esposa de presidente da CPI da Covid, teria sido presa ao tentar embarcar em voo 

Omar Aziz em sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid. PEDRO FRANÇA/AGÊNCIA SENADO - 06.10.2021

O vídeo de uma mulher sendo retirada de um avião bombou nas redes sociais. O motivo de sua popularidade é a vinculação da ação mostrada no vídeo com o nome da deputada estadual Nejmi Aziz(PSD-AM), esposa do senador Omar Aziz(PSD-AM).

Uma das publicações que traz o vídeo e teve mais repercussão superou as 14 mil visualizações e afirma, no texto, que a mulher que é destaque na gravação é "a esposa do Omar Aziz". A legenda também chama essa mulher de "ladra" e pede que o vídeo seja compartilhado. 

O vídeo se inicia com essa mulher sentada em poltrona de um avião lotado, cercada por vários policiais e funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Eles conversam com a mulher. Enquanto isso, mais policiais chegam.

Na sequência do vídeo, os policiais passam a ser mais rigorosos. Eles retiram uma criança do colo da mulher. A criança, que aparenta ter sete ou oito anos, chora ao sair da aeronave, levada por um dos policiais. A filha mais nova de Nejmi e Omar já tem 10 anos.

A mulher, então, é obrigada, à força, a se levantar da poltrona. Depois, tem o braço direito torcido por um policial fardado, que a encaminha, dessa forma, para a saída do avião. Os outros passageiros comemoram e a maior parte deles usa o celular para gravar a ação.

No vídeo, é possível perceber que além dos funcionários da Infraero e policiais federais, os policiais militares tem fardas com distintivo da PM de Goiás. o MonitoR7 consultou a Polícia Federal em Goiás, para ter mais informações sobre o caso.

Segundo a PF, o vídeo é antigo e a mulher não é Najmi Aziz. Trata-se de uma mulher que se recusou a despachar a bagagem de mão. O fato ocorreu em 2018, no Aeroporto de Goiânia, em voo com destino a São Paulo.

A polícia teria sido chamada porque a mulher provocou confusão não apenas com tripulantes da aeronave, mas também com passageiros e, depois, com funcionários da Infraero. Ela se recusava a sair do avião. O vídeo, portanto, não retrata a prisão da Nejmi Aziz.

A deputada estadual, no entanto, já foi presa. Em 2019, a esposa do senador Omar Aziz foi detida na quinta fase da Operação Maus Caminhos, chamada Operação ‘Vertex’, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa que teria desviado mais de R$ 104 milhões da saúde pública do Amazonas.

Nejmi foi presa, liberada dois dias depois e presa novamente, até receber nova decisão pela sua soltura. No total, passou cinco dias na prisão. Os irmãos do senador Omar Aziz, Murad, Amin e Manssur também tiveram prisão temporária decretada à época, como parte da mesma operação. Todos conseguiram ser liberados. As denúncias continuam a ser investigadas.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Publicações usam vídeo antigo, com informação falsa sobre esposa do senador Omar Aziz. REPRODUÇÃO/ ARTE R7

MONITOR7 | Do R7

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.