Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

MUDOU O DISCURSO! Bolsonaro recua e afirma que não teve intenção de atacar outros Poderes; leia a carta na íntegra

O presidente disse que suas palavras, "por vezes contundentes", são resultado do "calor do momento"


Após uma boa conversa com o  ex-presidente Michel Temer (MDB), nesta quinta-feira (09), em Brasília, o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), recuou e emitiu uma nota afirmando que não teve intenção de atacar outros Poderes da República. Na ocasião, o chefe do executivo fez questão de destacar que respeita a harmonia entre as instituições.
 
O comunicado oficial foi publicado na página do Palácio do Planalto nas redes sociais,  acontece depois das manifestações,  convocadas pelo próprio mandatário, no feriado de  7 se setembro, que contou com uma mobilização em várias capitais e cidades pelo Brasil.
 
Na oportunidade, após a cerimônia oficial, Bolsonaro discursou de improviso tanto em Brasília como em São Paulo, onde subiu o tom e fez duras críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema de urnas eletrônicas. No dia seguinte às declarações, o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responderam aos ataques do presidente.
 
"No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como presidente da República, vir a público para dizer: Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar", declarou Bolsonaro.
 
Na nota, em tom moderado, Bolsonaro explica que as divergências acontecem por causa de conflitos de entendimento sobre decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Na sua avaliação, nenhuma autoridade tem o direito de "esticar a corda". Bolsonaro fez questão de ressaltar que suas palavras, "por vezes contundentes", são resultado do "calor do momento".
 
"Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum".
 
Ainda citando o ministro do STF, Alexandre de Moraes, Bolsonaro disse que as diferenças são normais e que vai recorrer ao judiciário para garantir a observância dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.
 
Bolsonaro destacou ainda que respeita as instituições da República, a democracia e afirmou que está aberto ao diálogo.
 
"Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil".
 
Veja na íntegra a Declaração à Nação, emitida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro:
 
Declaração à Nação
 
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
 
1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
 
2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
 
3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
 
4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
 
5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
 
6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
 
7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
 
8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
 
9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
 
10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
 
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.