Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Últimas notícias

latest

SES do Goiás recebe segundo lote de vacinas contra Covid-19 na semana, com mais 71.940 imunizantes

São 37.440 doses da Comirnaty, produzidas pelo laboratório Pfizer, e 34.500 da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Elas se soma...

São 37.440 doses da Comirnaty, produzidas pelo laboratório Pfizer, e 34.500 da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Elas se somam às 155.900 que chegaram nos dois dias anteriores, totalizando 227.840 unidades para acelerar campanha no Estado. "Prognóstico da chegada de vacinas tem sido promissor", afirma governador Ronaldo Caiado

Mais 71.940 doses de vacinas contra Covid-19 chegam a Goiás: 37.440 imunobiológicos da Pfizer serão utilizados na primeira dose e 34.500 da AstraZeneca vão para segunda aplicação (Fotos: Secom)

O Governo de Goiás recebeu mais 71.940 imunizantes contra a Covid-19, em duas remessas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Na madrugada desta quinta-feira (12/8), chegaram 34.500 doses da vacina AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outras 37.440 da Comirnaty, produzidas pelo laboratório Pfizer, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Goiânia no dia anterior.

Após passarem por contagem na Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, na capital, as vacinas são repassadas às 18 Regionais da Saúde pelo Estado, que destinam os imunizantes a todos os 246 municípios de Goiás. Os imunobiológicos da Pfizer serão utilizados na primeira dose. Já os da AstraZeneca vão todos para segunda aplicação.

"A primeira dose, sozinha, não é suficiente para produzir anticorpos capazes de imunizar a pessoa. Se temos a segunda dose, vemos realmente o quanto melhora o quadro em relação ao agravamento das pessoas acometidas pela Covid-19", alerta o governador Ronaldo Caiado.

“Das pessoas que tomaram duas doses da vacina, 95% não registraram a doença, o que mostra a eficácia dos imunizantes. Entretanto, ainda existem 214 mil goianos e goianas que não retornaram para tomar a segunda dose ainda e estão vulneráveis”, pontua o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Campanha no Estado

A remessa é a segunda que Goiás recebe somente nesta semana. Entre segunda (9/10) e terça-feira (10/10), outras 155.900 doses, sendo 105.300 da Pfizer e 50.600 da CoronaVac, do Instituto Butantan, chegaram para imunização de goianos e goianas. No somatório, desde o início da semana, o governo estadual recebeu 227.840 imunizantes para o enfrentamento ao coronavírus. “Prognóstico da chegada de vacinas tem sido promissor", destaca o governador Ronaldo Caiado.

De acordo com a Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, as vacinas recebidas poderão ser utilizadas, em sua totalidade, para imunização por faixa etária, em ordem decrescente de idade. Grupos prioritários, como idosos, servidores da saúde e da educação ou ainda portadores de comorbidades que ainda não se vacinaram terão prioridade, independentemente da idade que estiver sendo atendida no momento.

Doses aplicadas

Dos mais de 6 milhões imunizantes recebidos até a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), às 15h de quarta-feira (11/8), Goiás aplicou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 em 3.344.683 goianos e goianas. Já completaram o ciclo de proteção, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, 1.338.926 pessoas.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom-GO)

Nenhum comentário