Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Moradores ficam assustados com deslizamento de Talude em região próxima a Brumadinho

Assim que as imagens começaram a viralizar, alguns moradores dos bairros próximos ao local abandonaram suas casas


A população da pacata cidade de Sarzedo, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, ficaram assustados na última sexta-feira (09), depois que foi registrado o desmoronamento de um talude (um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo de um platô), próximo a uma barragem de rejeitos da empresa  Itaminas.
 
Segundo informações da Defesa Civil, um caminhão, uma retroescavadeira e um carro ficaram soterrados Apesar do susto, não houve o registro de vítimas. As imagens do deslizamento repercutem nas redes sociais. A Prefeitura Municipal informou que não houve pânico.
 
O clima de apreensão é grande entre os moradores, pois a Itaminas fica a 3,5 quilômetros do Centro de Sarzedo, município próximo a Brumadinho, onde aconteceu o rompimento de uma barragem da Vale em janeiro de 2019, que ceifou a vida de 270 pessoas. Assim que as imagens começaram a viralizar, alguns moradores dos bairros próximos ao local abandonaram suas casas.
 
Preventivamente, equipes da Defesa Civil e de brigadistas do Corpo de Bombeiros estiveram no local e verificaram que o deslizamento não envolvia a barragem de rejeitos. Não foi confirmada a presença de água ou de rejeitos de minério. Ainda de acordo com a Defesa Civil, não há risco de novos deslizamentos. As barragens da Itaminas ficam a 6 quilômetros de estruturas da Vale em Brumadinho.
 
A Itaminas é responsável por duas barragens, a B1, localizada na mina do Engenho Seco, para contenção de efluentes, e a B4, construída para armazenar os rejeitos oriundos dos processos de beneficiamento de minérios.
 
De acordo com a empresa, os dois empreendimentos possuem declaração de condição de estabilidade válida, em conformidade com a legislação vigente. Em nota, a Itaminas informou que não houve rompimento de barragem, mas sim o escorregamento de um aterro em obra civil, que não teve registro de vítimas ou danos ambientais.
 
A Itaminas informou ainda que não há qualquer relação desse acidente com as barragens, “que mantêm os níveis de segurança dentro dos padrões exigidos”. Ainda segundo a nota, todas as medidas corretivas estão sendo tomadas.
 
A Prefeitura Municipal de Sarzedo procurou tranquilizar a população. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e a Defesa Civil estão acompanhando o processo e “as devidas medidas corretivas serão realizadas”.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.