Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

Ibaneis Rocha confirma presença no Fórum Nacional dos Governadores e espera contribuir para harmonia dos poderes

“A minha presença na reunião pode ser um ponto de ponderação nesse momento de tanta desunião”, disse o governador


O Fórum Nacional dos Governadores, que acontece na manhã desta segunda-feira (23), às 10 horas, entre outros assuntos,  vai discutir a defesa da democracia. Esse tema é uma referência direta ao Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e segundo especialistas afetam a harmonia entre os poderes do país. Quem já confirmou presença foi o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) , que apesar da sua relação com o chefe do executivo, espera poder dar sua contribuição positiva neste momento de turbulência política.
 
“Gosto e respeito o presidente, mas isso não faz com que eu concorde com tudo que ele fala ou faz. A minha presença na reunião pode ser um ponto de ponderação nesse momento de tanta desunião”, ressaltou.
 
O encontro deve contar com a presença de 23 governadores. Apenas o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Paraná, Ratinho Júnior e do Tocantins, Mauro Carlesse, não confirmaram a participação no evento.
 
Ibaneis Rocha tem procurado manter a política da boa vizinha com o presidente Bolsonaro. Há quatro meses, na inauguração do residencial São Sebastião, no DF, o medebista disse “ ter prazer de se intitular apoiador do governo”. Na ocasião, ele destacou a escolha da deputada Flávia Arruda para ministra da Secretaria de governo.
 
Apesar da boa relação institucional, o chefe do executivo local saiu em defesa das instituições após os reiterados ataques do presidente da República ao Poder Judiciário.
 
O governador do Distrito Federal manifestou seu apoio na última segunda-feira, dia 17 de agosto, quando assinou a carta dos governadores em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF).  “Sou um democrata, vou continuar defendendo isso com muita força”, afirmou.
 
O manifesto foi uma resposta dos governadores depois que Bolsonaro revelou que encaminhará ao Senado Federal um pedido de impeachment de ministros do STF.
 
O Fórum Nacional dos Governadores vai debater ainda a reforma tributária, meio ambiente e sustentabilidade. A previsão é que seja firmado uma proposta de criação de nove projetos para as cinco regiões do país, visando a preservação dos principais biomas e ampliação das áreas de proteção.
 
Ainda vão participar do encontro o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; o presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Rafael Fonteles; e os secretários de Economia, de Meio Ambiente e de Comunicação do DF, André Clemente, Sarney Filho e Wellington Moraes, respectivamente.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.