Page Nav

HIDE

Gradient Skin

Gradient_Skin

SSP/DF divulga os números do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), na Cidade Estrutural

Em 30 dias de prestação de serviços e redução da criminalidade a avaliação é altamente positiva


A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), divulgou um balanço do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), na Cidade Estrutural. Em 30 dias 3,3 mil pessoas foram abordadas e 635 fiscalizações de veículo foram realizadas. Houve a apreensão de drogas, além de seis armas de fogo.
 
Com relação a fiscalização veicular, foram 635 carros abordados. As ações foram realizadas pelo 15º Batalhão, além de unidades policiais especializadas.
 
No tocante à promoção da cidadania e prevenção da criminalidade na região, os números foram superiores a dois mil atendimentos. Foi realizado um mapeamento dos locais mais críticos antes mesmo de iniciar o projeto. Com  base nessas informações, foram retiradas pelo menos duas mil toneladas de entulhos e restos de podas de árvores.
 
“A população já percebe as mudanças pela maior presença das forças de segurança e demais órgãos na Estrutural. Toda a programação preparada para a região, seja de enfrentamento qualificado à criminalidade, seja de prevenção e promoção da cidadania, foi pensada para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores. Isso perpassa pela redução da criminalidade, mas, também, por serviços para a população, como a emissão de carteira de identidade e atendimentos na área de saúde. A ASP é a presença mais atuante do Estado nas regiões”, destacou  o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.
 
Durante as abordagens, foram apreendidos porções de crack, cocaína, maconha, skank, balanças de precisão e rádios comunicadores. Os policiais aplicaram 649 notificações de trânsito e 24 veículos foram recolhidos por inconsistências na documentação.
 
“Após um diagnóstico, com base em dados e levantamentos, elaboramos um plano de ação integrado junto aos órgãos do governo, como Casa Civil, Administração Regional, secretarias de Obras e da Mulher, CEB, DF Legal e as forças de segurança pública", ressaltou o secretário de Segurança Pública.
 
As melhorias na área de segurança já são percebidas pela população e ratificadas pela administradora regional da Estrutural, Vânia Gurgel. “A população já sente as transformações na cidade. Há um mês que a nossa cidade passou a ter um olhar especial dos órgãos envolvidos na ASP e podemos contar com ações que beneficiaram toda a cidade. Nos sentimos amados e cuidados. Foram ações que mudaram a realidade de muitos dos nossos moradores”, disse.
 
Redução dos índices de criminalidade
 
De acordo com o estudo realizado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2020, a taxa de homicídios caiu 13,4%, comparado com o ano anterior, 2019. Esses números chamam atenção, pois foi registrado um aumento de 5,6%, no país. “Este ano estamos mantendo a redução, mas precisávamos pensar em ações para equalizar a queda dos crimes em todas as regiões, de forma equilibrada. Por isso lançamos ações como a ASP, que integra o programa DF Mais Seguro, em consonância com as forças de segurança, para que pudéssemos alcançar resultados de forma rápida e sistemática”, analisou o secretário.
 
Aumento da segurança
 
O comandante do 15º Batalhão, major Alessandro Arantes falou como vem sendo feito o planejamento na área de segurança. “Continuamos a utilizar o policiamento ordinário e o apoio operacional de tropas especializadas. Cerca de 60 policiais atuam nas diferentes ações de planejamento da corporação. Em ocorrências de médio e grande potencial, contamos com apoio do grupo tático operacional e estamos reativando o motopatrulhamento, para dar maior agilidade no atendimento de ocorrências”, explicou.
 
“Nos empenhamos cada vez mais para que as forças de segurança pública atuem de forma integrada em prol da população, mas é fundamental que possamos proporcionar cada vez melhores condições de trabalho e o novo batalhão na Estrutural vai ao encontro dessa premissa. Contamos com o apoio irrestrito do governador Ibaneis Rocha para isso”
 
Delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança falou sobre outras ações de melhoria na segurança pública. “Os atendimentos de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid),também foram ampliados no período. Alunos do Curso de Formação VII, da PMDF, deram apoio às ações de policiamento”, disse. “O objetivo é que retornem nesses dois meses, até o final do projeto na Estrutural. Eles contribuem com o policiamento ostensivo a pé e em viaturas. Cadetes do Curso de Formação de Oficiais também têm dado apoio em nossas ações”, completa Arantes.
 
Novo batalhão da PMDF
 
Vale lembrar que já foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal o aviso de licitação para construção da nova sede para funcionamento do 15º Batalhão. O novo endereço deve ficar no Setor Central, Área Especial 01 da Cidade Estrutural. “Nos empenhamos cada vez mais para que as forças de segurança pública atuem de forma integrada em prol da população, mas é fundamental que possamos proporcionar cada vez melhores condições de trabalho e o novo batalhão na Estrutural vai ao encontro dessa premissa. Contamos com o apoio irrestrito do governador Ibaneis Rocha para isso”, reforça o secretário.
 
Combate ao tráfico de drogas
 
Os flagrantes são conduzidos para a 8ª Delegacia de Polícia. “A inauguração da 8ª DP, dentro da Cidade Estrutural, é um ganho para a população e atende a uma demanda antiga da comunidade. Diversos esforços estão sendo empenhados pela delegacia, com apoios e recursos disponibilizados pela SSP/DF, o que certamente renderá melhores índices de segurança e aumento da confiança e interação da população com a polícia”, destaca a titular da 8ª DP, delegada Jane Klébia.
 
Fiscalização de trânsito
 
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realizou 314 abordagens no período. Os agentes de trânsito contabilizaram ainda 48 remoções de veículos ao depósito, autuaram 40 pessoas por alcoolemia e emitiram, ainda, 65 multas pelo cometimento de diferentes infrações.
 
Poluição sonora
 
O Instituto Brasília Ambiental contabilizou 79 fiscalizações em bares e distribuidoras e apreendeu três caixas de som, que não estavam de acordo com as regras de poluição sonora. A Secretaria DF Legal fiscalizou 23 estabelecimentos e aplicou três notificações.
 
Proteção de vulneráveis

Preocupado com a violência no ambito familiar, a ASP inaugurou duas unidades do Espaço de Escuta em Saúde Mental e Cidadania em Direitos. Os atendimentos – psicológicos e de orientação jurídica – são gratuitos e contemplam orientações com psicólogos e advogados e ocorrem às quartas-feiras nos períodos da manhã – das 9h às 12h – e à tarde, das 14h às 17h. Os interessados podem procurar os locais para inscrição, que funcionam na igreja Assembleia de Deus Ministério Missão, localizada na quadra 5 do Setor Leste da Estrutural, próximo à 8ª Delegacia de Polícia e na Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus, próximo à Administração Regional da Estrutural.
 
“Poderemos contribuir de forma sistemática com os moradores que buscam nossos serviços e de forma individualizada”, explica a policial civil, psicanalista e diretora de Prevenção Social das Mulheres da Suprec, da SSP/DF, Deise Lucy.
 
Ainda no enfrentamento qualificado da criminalidade, a Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), com apoio da PMDF, da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e do Conselho Tutelar da Estrutural, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), fiscalizou bares e distribuidoras de bebidas na última semana. Os estabelecimentos sem placas de advertência de proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores foram orientados a providenciá-las.
 
“Conseguimos obter excelentes resultados em ações integradas, pois os órgãos atuam se complementando. O foco da Vara da Infância e da Juventude do DF é proteger as crianças e os adolescentes dos malefícios do consumo precoce do álcool, bem como orientar o responsável legal e os donos de estabelecimentos. Todos devem cumprir o que dispõe a legislação no que se refere a venda e fornecimento de bebidas alcoólicas ao público infanto-juvenil”, destaca a supervisora da Seção de Apuração e Proteção da Vara da Infância e da Juventude do DF, Ana Luiza Müller.


Da redação Estrutural On-line - com informações da Secretaria de Segurança Pública

Nenhum comentário

Agradecemos pelo comentário.